Luta dos fundadores da Arad termina com um grande desafio: manter a clínica

CANOINHAS ? Há 13 anos, iniciava um projeto que, não fosse o empenho de abnegados e corajosos, não teria êxito.

Na terça-feira, 12, a diretoria da Associação de Recuperação e Prevenção contra Alcoolismo e Outras Drogas (Arad) entregou a comunidade a Clínica Caminhos do Sol, construída no Alto da Pedra Branca. No ato inaugural, que contou com a presença do prefeito Leoberto Weinert (PMDB), do secretário regional Wilson Pereira (PMDB), vereador Juca Klempous (PMDB), empresários e comunidade, o presidente da Arad, Roque Hanemann, lembrou a luta da entidade para construir a clínica. Essa luta começou em 1993, quando a Arad adquiriu por R$ 12 mil, o terreno que sediaria a clínica. O terreno foi pago apenas com dinheiro arrecadado em bingos e rifas, além de doações da comunidade.

Para a construção, foram de suma importância as contribuições financeiras da empresa Rigesa que doou 900 metros quadrados de piso cerâmico e do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que conseguiu junto ao Governo do Estado, subvenção no valor de R$ 52 mil.

A clínica tem 750 metros quadrados de área construída, com capacidade para 50 leitos.

Sua arquitetura lembra um sol. O centro é um anfiteatro e cada raio é uma ala.

A clínica não está totalmente pronta. Faltam mobília e equipamentos, que deverão ser adquiridos aos poucos. Atualmente, dez pessoas trabalham na entidade voluntariamente.

A clínica deve atender por meio de convênio com Estado e municípios. Oferecerá serviço médico, unidade de recuperação, fisioterapia, musculação, terapia ocupacional e alimentação aos internos.