Solenidade de posse acontece no dia 30 de maio, no auditório da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte
Escritores se reúnem com articuladores da cultura regional neste mês para formar a seccional de Canoinhas da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina. O objetivo dos acadêmicos é a identificação de escritores, estímulo da leitura e da escrita e a organização de segmentos culturais no Planalto Norte.
A Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina – seccional de Canoinhas (ALB/SC-Canoinhas) terá, inicialmente, 15 membros vitalícios fundadores, ligados às letras, à arte e à cultura. Para o grupo, a missão é assegurar o efetivo e regular acolhimento aos escritores, em todos os segmentos da escrita, independentemente se cientistas, literatos ou metafísicos, resgatando valores da comunidade em benefício da literatura, compartilhando conhecimentos e facilitando o acesso aos saberes múltiplos sobre as artes literárias.
Segundo o presidente da Academia, Pedro Penteado do Prado, a solenidade de posse dos membros será no dia 30 de maio, no auditório da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (Fameplan), mas eles já se reúnem regularmente para a organização das atividades acadêmicas.
Para Penteado, a Academia é uma conquista para Canoinhas. “É uma forma de articular a cultura na região e valorizar nossos escritores”, diz.
ALB
A Academia de Letras do Brasil (ALB) foi fundada em 1º de janeiro de 2001 para facilitar o movimento nacional e redimensionar a capacidade dos escritores. Em Santa Catarina, a ALB funciona desde novembro de 2011, com a fundação da ALB/SC-Florianópolis. Canoinhas é o 13º município a instalar uma seccional da Academia no Estado.
Deixe seu comentário