Símbolo será buscado em Monte Castelo; recepção acontece no domingo, às 14 horas, no portal de Canoinhas

Neste ano, a paróquia Santa Cruz de Canoinhas foi escolhida como sede para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da microrregião, que envolve as paróquias de Três Barras, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo e Papanduva.

Na manhã de domingo, 23, os jovens canoinhenses vão a Monte Castelo para receber a cruz peregrina, que passa por todas as cidades da região antes do DNJ. Ainda no domingo, haverá recepção da cruz no portal de Canoinhas, às 14 horas, seguindo em carreata até o pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei.
Para a tarde, os jovens preparam momentos de espiritualidade e manifestações culturais, refletindo, também, o tema do DNJ deste ano, que segue a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e o Tráfico Humano.
Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, Renato Drosdoski, a chegada da cruz será acompanhada por todos os grupos de jovens da cidade. “Essa mobilização enche o coração de alegria e esperança por poder alcançar a juventude que ainda não participa da Igreja, além de gerar uma reflexão sobre as formas de escravidão às quais os jovens estão expostos”, diz.
Uma das organizadoras do DNJ em Canoinhas, Lauriane Maria Iendras, também afirma que o momento será muito gratificante. “Não só para Canoinhas, mas para a microrregião inteira que vai receber a cruz. Ainda temos uma longa caminhada até o DNJ.”
 
O DNJ em Canoinhas acontece no dia 19 de outubro e pretende reunir mais de 1.500 jovens no Parque de Exposições Ouro Verde. A liberação do parque, no entanto, ainda depende de aprovação de projeto de lei na Câmara de Vereadores.