CN cruza dados referentes a emprego e renda, educação e saúde de 11 municípios

 O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no sábado, 31, com dados de 2011, mostra que, com exceção de Major Vieira, todos os demais municípios da região melhoraram seus desempenhos.

Nenhum outro, porém, como Mafra, que alcançou a cobiçada faixa dos municípios com alto desenvolvimento, ultrapassando o índice de 0,8 (numa escala que vai de 0,01 a 1,00).
Canoinhas melhorou seu posicionamento com relação a 2010, mas segue atrás de Porto União e Três Barras.
Dos 11 municípios analisados pelo CN (veja gráfico na página ao lado), apenas Mafra e Bela Vista do Toldo não tiveram desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8 pontos). Ao contrário de Mafra, no entanto, Bela Vista do Toldo decaiu e entrou na faixa dos municípios com desenvolvimento regular. Em Santa Catarina é a penúltima pior posição, ganhando somente de Cerro Negro.
O IFDM é um estudo que acompanha, desde 2000, três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde.
 
FATORES
O que puxou o crescimento de Mafra foi o atendimento na saúde (0,91), mesmo item que fez Bela Vista do Toldo (0,49) despencar. Bela Vista tem dados críticos também relacionados a emprego e renda (4,2), melhorando somente em educação (0,78).
Em Canoinhas, emprego e renda (0,60) também é ponto de fragilidade. Major Vieira decaiu pelo mesmo motivo (0,40).
Como os dados são de 2011, é de se esperar resultados ainda melhores dos anos seguintes, já que em 2012 a maioria dos municípios da região atingiu o pleno emprego, ou seja, taxas insignificantes de desemprego.
 
DÉCADA
No comparativo da década, o maior crescimento do IFDM dos municípios da região se deu nos primeiros cinco anos deste século (2000-2005), nas áreas consideradas (emprego e renda, educação e saúde). Entretanto, dos 11 municípios, seis tiveram queda sensível no período subsequente, de 2005 a 2007.
Os únicos municípios que mantêm uma linha de crescimento permanente, na década, são Monte Castelo e Irineópolis.
De modo geral, houve melhora sensível em toda a região, que superou o período de 2005 a 2007.