A rede da Rádio Nacional alcançou um novo patamar de audiência no segundo trimestre de 2025, com crescimento médio de 27% na faixa horária entre 6h e 19h. O avanço foi impulsionado especialmente pelo desempenho das emissoras no Rio de Janeiro e em São Paulo, refletindo a consolidação da programação em rede. A rede da Rádio Nacional é formada pelas emissoras de São Paulo, do Rio de Janeiro, Recife e de Brasília.

No horário das 6h às 19h, a rede da Rádio Nacional registrou média de 13.982 ouvintes por minuto  um crescimento de 27% em relação ao trimestre anterior. Todas as faixas horárias analisadas apresentaram crescimento (6h às 19h, 5h à 0h e 5h às 5h), com destaque para o período diurno, que concentrou o maior avanço percentual.

Em São Paulo, a Rádio Nacional FM 87,1 atingiu a marca de 5.729 ouvintes por minuto na faixa das 6h às 19h, um crescimento expressivo de 59%. Já no período das 5h à meia-noite, o aumento foi de 54%.

No Rio de Janeiro, a emissora teve aumento de 25% no mesmo horário, o que a levou a conquistar um marco inédito: a entrada no ranking das 15 emissoras mais ouvidas da região metropolitana, com audiência crescente também na faixa das 5h à 0h.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O Recife também contribuiu para o bom desempenho da rede, com média de 1.476 ouvintes por minuto e crescimento de 24% no trimestre.

Para o gerente executivo de Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Thiago Regotto, os resultados são reflexo de um trabalho estratégico de médio prazo. A Rede da Rádio Nacional chega ao seu momento de maturidade, após quase dois anos de investimentos na qualificação da programação e na ampliação e melhoria do sinal em cidades-chave como São Paulo e Rio de Janeiro, afirma. O crescimento da audiência em rede mostra que o conteúdo público, quando bem planejado e executado, conquista espaço no dial e no hábito do ouvinte, conclui.

Segundo o presidente da EBC, Jean Lima, os dados da Rádio Nacional mostram como uma emissora pública pode ter alcance nacional e competitiva entre as principais emissoras do país.

Tags

  • EBC
  • Empresa Brasil de Comunicaçã
  • Rádio Nacional
  • Rádios