Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e a inovação, a 2ª edição do Desafio Liga Jovem mobilizou estudantes e professores de todo o Brasil. No mês de julho, 24 projetos de cada estado foram selecionados e no oeste catarinense, quatro instituições garantiram vagas para a etapa estadual. Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, o desafio dividiu os participantes em quatro categorias: Imagina, Cria, Inspira e Avança, cada uma destinada a um nível de escolaridade diferente.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, a Escola de Educação Básica Professora Zitta Flach em Chapecó e a Escola Básica Municipal Dom Bosco em Xaxim, se destacaram com projetos inovadores selecionados na etapa estadual do Desafio, garantindo a participação na próxima fase, a etapa regional.

A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming, destaca que os projetos selecionados abordam temas relevantes para a sociedade, como sustentabilidade, inclusão social e tecnologia. “Essa iniciativa do Sebrae incentiva o potencial dos jovens para encontrar soluções criativas e inovadoras para os desafios atuais e do futuro, gerando um impacto positivo na comunidade. Através da educação empreendedora estamos estimulando o desenvolvimento de competências empreendedoras nesses alunos e fomentando a cultura empreendedora na região. Estamos muito felizes com a classificação das instituições, pois nessa segunda edição foram diretamente impactados mais de 1.200 alunos em 6 instituições de ensino aqui na região oeste, demonstrando a evolução e importância dessa temática dentro e fora da sala de aula”, explica.

CHAPECÓ NA ETAPA ESTADUAL

A UFFS de Chapecó celebrou uma importante conquista ao ter dois projetos selecionados  na etapa estadual do Desafio Liga Jovem. Os projetos Proteger e Urban Moove, desenvolvidos por estudantes de diferentes cursos, resultaram em soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais.

“A iniciativa, promovida pelo Sebrae, estimula a criação de soluções criativas para os desafios da sociedade. Na universidade, o projeto se alinha com o programa Empreende UFFS, que busca desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes”, pontua a coordenadora do curso de Graduação em Administração Kelly Tosta. As equipes finalistas são compostas por estudantes de Administração, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação.

“A participação em desafios como o Liga Jovem proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Além disso, contribui para a formação de futuros profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, destaca Kelly.

A E.E.B Professora Zitta Flach também comemorou a conquista ao ter quatro equipes classificadas na etapa estadual do Desafio Liga Jovem. A escola, que adota o Ensino Maker, incentivou seus alunos a desenvolverem projetos inovadores e criativos.

“Após o Sebrae apresentar o desafio, professores e alunos se mobilizaram para participar. No ensino fundamental, o contraturno escolar foi aproveitado para que os estudantes desenvolvessem seus projetos, com o apoio dos professores. Já no ensino médio, os alunos buscaram orientação e apoio para a execução de suas ideias”, explica a diretora da instituição, Keila Dillmann.

O Ensino Maker, que estimula os estudantes a serem protagonistas de sua própria aprendizagem, foi fundamental para o sucesso dos projetos. Ao propor desafios e oferecer um ambiente de aprendizado prático, a escola proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.

“A classificação das quatro equipes da Zitta Flach com os projetos PetSisster, Extrusora de Filamento 3D, Loja Virtual Jardim Atípico e Bolha Salva Pets demonstra o sucesso da metodologia do Ensino Maker e o potencial dos alunos da escola. Essa conquista representa um importante passo para a formação de cidadãos mais críticos e criativos, capazes de transformar a sociedade”, comemora.

XAXIM NA ETAPA ESTADUAL

A E.B.M Dom Bosco, em Xaxim, celebrou a conquista de ter duas equipes classificadas na etapa estadual do Desafio Liga Jovem com os projetos Hydro World Adventure e Mente Saudável. A visita do Sebrae à escola despertou nos alunos um grande entusiasmo, motivando-os a participar ativamente do projeto.

A diretora Daiane Candaten destaca a importância do engajamento dos professores. “Muitos profissionais se tornaram parceiros dos alunos, oferecendo apoio e orientação durante o desenvolvimento dos projetos. Todo o trabalho foi realizado fora do horário de aula, demonstrando a dedicação e o empenho de todos os envolvidos. A classificação das duas equipes é um reflexo do trabalho em conjunto e da criatividade dos alunos da Dom Bosco. A escola se mostra cada vez mais comprometida em oferecer aos seus estudantes oportunidades de desenvolver habilidades como inovação, empreendedorismo e trabalho em equipe”, salienta.

Com essa conquista, Daiana ressalta que a escola demonstra sua excelência e se prepara para a próxima etapa do desafio, com a expectativa de continuar representando Xaxim com muito sucesso.

PRÓXIMA ETAPA

Os vencedores de cada estado apresentarão seus projetos na etapa regional para uma nova banca de jurados online nos meses de setembro e outubro. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente e um aparelho celular de última geração para cada participante e orientador. Todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. Também ocorrerá uma premiação que prevê a entrega de smartphone, notebooks e voucher de compra para os integrantes dos grupos vencedores e a participação em missões técnicas nacionais e internacionais aos primeiros colocados.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora