Com o indicador de 99,72% em melhoria de produtividade atingida a empresa Pet Bem, de Concórdia, no oeste catarinense, foi a vencedora da etapa regional do Prêmio Indústria Eficiente. Prestigiaram a cerimônia realizada, nesta semana, em Chapecó mais de 50 pessoas. Essa ação faz parte do novo Programa Brasil Mais Produtivo, idealizado pela parceria Sebrae/SC e Senai/SC, que em seu último ciclo contabilizou um aumento de 20% da produtividade das empresas aderentes.
Além de Chapecó, foram realizadas simultaneamente as solenidades da etapa regional em Blumenau, Caçador, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Mafra. Neste ano, quase 2 mil empresas foram avaliadas por uma comissão de especialistas do Sebrae/SC e do Senai/SC com base em rigorosos critérios como assiduidade nas consultorias, indicadores de eficiência operacional ou energética, tempo para implementar as melhorias e resultados obtidos.
Os finalistas de cada etapa regional avançam para etapa estadual, marcada para o dia 18 de setembro, em Florianópolis. As micro e pequenas empresas reconhecidas na etapa estadual receberão o troféu “Prêmio Indústria Eficiente” e participarão de uma missão nacional na sua área de atuação, com as despesas custeadas pelos parceiros. Além do troféu, os finalistas receberão na etapa regional R$ 3.500,00 em soluções do Sebrae e do Senai e a vencedora da etapa estadual conquista mais R$ 3.500,00 em soluções das entidades.
INDÚSTRIA EFICIENTE
“Estou muito emocionada por ganhar esse prêmio, que, para mim, é um símbolo de sucesso e de reconhecimento. Quem é empreendedor sabe do que estou falando, pois lutamos diariamente em busca do melhor para nossas empresas. O Sebrae/SC e o Senai/SC nos ajudam nessa caminhada, por meio das consultorias e no aprimoramento da gestão e da produtividade. Essa conquista levarei para toda a vida”, afirmou emocionada a proprietária da Pet Bem, Bruna Carolina Muller.
A Pet Bem produz petiscos e mastigáveis naturais para cães e gatos. Em seu processo de desidratação, as matérias-primas são, geralmente, reaproveitadas a partir de partes pouco utilizadas de peixes, bois, suínos e aves. Entre os produtos fabricados estão: Rabinho de Peixe (barbatana de tilápia), Churrasquinho Suíno (pulmão), Tirinhas de Boi (couro bovino), Chocalho Pet (aorta recheada com fígado), Lombinho Crocante (lombo suíno), Pé de Galinha, orelha suína, casco, chifre, dentre outros. Esses itens são 100% naturais e contribuem para o bem-estar, para o gasto de energia e para a limpeza dos dentes de cães e gatos.
VALORIZAÇÃO
“Esse evento é para comemorarmos os resultados excepcionais atingidos porque os empresários presentes na solenidade se destacaram na região oeste, cada um em seu setor de atuação”, enfatizou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl. Segundo ele, os empresários têm muitos motivos para celebrar, principalmente, em um cenário econômico brasileiro que muito se fala em desindustrialização. “Essas empresas mostraram uma conjuntura totalmente diferente”, complementou.
De acordo com Trennepohl, a parceria Sebrae/SC e Senai viabilizou ações para que os empresários pudessem operacionalizar suas empresas. “O objetivo que temos em comum é de aumentar a competitividade da indústria catarinense. Para isso temos muitos produtos e serviços que podemos oferecer para melhorar a produção e a produtividade para que tenham diferenciais competitivos”, expôs ao agradecer a parceria que proporciona levar conhecimento para as indústrias desse território. Para 2025, o gerente regional já antecipou a prioridade de trabalhar com os setores moveleiro, construção, alimentação e metalmecânico da região.
O gerente do Senai, Sesi e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti, destacou a abrangência da iniciativa que contemplou 87 municípios e um universo de 1.500 pequenas e médias empresas que, nos últimos três anos, participaram de programas com foco na eficiência operacional e energética. “Importante valorizar também o trabalho de todos os colaboradores das duas entidades que participaram ativamente dos programas nas empresas”, agradeceu.
Para reconhecer o empenho dos empresários Carminatti salientou que eles conhecem profundamente o quão pesado é o custo de empreender no Brasil, seja relacionado a logística, substituição de tecnologias, inserção de novas tendências, etc. “Precisamos tirar o chapéu para vocês e parabenizá-los pelo trabalho de cada um. Nesse evento reconhecemos esse empenho e esperamos que continuem olhando para frente, investindo nos seus processos produtivos, analisando novas tecnologias, acompanhando as tendências, além de preservarem suas margens, ampliarem o quadro de colaboradores e o parque fabril”.
SUPORTE
O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, enalteceu que a iniciativa é uma condição inovadora e que deve ser perpetuada a cada ano com a participação de mais empresários. “O Sebrae/SC, às vezes, tem uma dificuldade em chegar até as demandas da indústria, por isso é interessante incentivá-los para que nos procurem porque, normalmente, acessamos as necessidades do setor pelo Senai e, então, participamos da construção da solução”, explicou.
“Temos no nome a palavra apoio, por isso é mais do que a nossa obrigação de chegar até vocês. Para o ano que vem, por exemplo, pela primeira vez teremos um projeto setorial para a indústria com recursos para capacitação gerencial, industrial, tecnológica ou energética”, antecipou Jacobus. Outra novidade que beneficiária o setor é um projeto de logística e transportes, uma vez que o custo adicional reduz a competitividade das micro e pequenas empresas da região oeste catarinense em virtude da distância dos grandes centros consumidores.
EMPRESAS CERTIFICADAS NO OESTE
- 2M Pet Bem Ltda – Concórdia
- Aristótoles Willyan Dias – Mondaí
- Confecções Cinderela Ltda – Chapecó
- CP Jeans Ltda – Cunha Porã
- Embutidos Lamb Ltda – Pinhalzinho
- Granbello Alimentos Ltda – Concórdia
- Kel Indústria de Travesseiros Ltda – Concórdia
- Krafht Indústria e Comércio de Esquadrias – Iporã do Oeste
- New Star Indústria e Comércio – Ipumirim
- NSA Pavimento Eireli – Chapecó
- Perfilmaq Máquinas Industriais Ltda – Concórdia
- Raiser e Soletti Soluções Empresariais – Chapecó
- Sendor do Brasil Indústria e Comércio – Planalto Alegre
- Sirlei Bumgartem Fantineli – São José do Cedro
- Top Service, Ind. Com. e Assistência – Tunápolis
- Vanderson Ruprecht Geib – Pinhalzinho
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Deixe seu comentário