O projeto desenvolvido por especialistas da entidade, tem como objetivo atrair turistas e estimular ainda mais a economia local
Camboriú deu um passo importante no fomento do turismo local. Conhecida pelo turismo ecológico rural, com rotas de aventura, cascatas, passeios ecológicos, gastronomia rural, roteiros religiosos e pesque-pague, a cidade é um atrativo que encanta visitantes. Após meses de consultorias, workshops e visitas técnicas, ministradas por especialistas do Sebrae/SC, a entidade em parceria com a Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou nesta terça-feira (12), a Marca Turística e o Guia Visite Camboriú. A iniciativa faz parte do projeto setorial de Turismo, desenvolvido pela Regional Foz do Itajaí e tem como objetivo fortalecer os pontos fortes, tornando-os referência para atrair turistas e estimular ainda mais a economia local.
De acordo com a gestora estadual do Turismo do Sebrae, Aline Albuquerque de Miranda, possuir uma marca bem definida e um guia turístico oferece inúmeras vantagens para Camboriú. A marca turística cria uma identidade única e diferenciada para a cidade, destacando seus pontos fortes, características e cultura. “Isso atrai turistas e investidores, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural, além de fortalecer o sentimento de pertencimento entre os moradores locais”, enfatiza.
Para Aline, o guia é essencial para tornar a experiência do turista única, indicando e promovendo as atrações locais, eventos e serviços de maneira simples, organizada e acessível. “Tudo isso tem o potencial de aumentar o fluxo de turistas, impulsionar a economia local e fortalecer a imagem da cidade como destino turístico”, completa.
MARCA TURÍSTICA E GUIA VISITE CAMBORIÚ
Para a composição da marca, optou-se pela utilização de tipografias que remetessem ao universo do território, ao mesmo tempo em que expressam características amigáveis e acolhedoras. O Guia Visite Camboriú oferece sugestões de lugares, passeios e atrações imperdíveis na cidade, com dicas especiais selecionadas para que o roteiro seja completo. Divididos em setores, o público encontra recomendações sobre belezas naturais, festa e religiosidade, experiência rural, esportes e cultura, gastronomia e serviços, além de informações sobre baladas e entretenimento.
A gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, destaca que o projeto é resultado de um conjunto de ações realizadas ao longo do ano. Ela explica ainda, que a equipe fez um levantamento detalhado das características mais relevantes da cidade e após intenso estudo, selecionou os principais atrativos turísticos para criar a comunicação visual. “Camboriú possui referências incríveis em todos os aspectos, tanto históricos quanto culturais. A partir de hoje, a cidade inicia uma nova fase. Preparada para explorar o turismo local de forma estratégica e assertiva, com o objetivo de se tornar referência na atração de turistas e no fortalecimento da sua economia”, finaliza.
Karla Camargo, diretora de Turismo de Camboriú salienta que a marca tem a visão do setor público, do empreendedor e do morador, em como ele vê e vende o município. “Vai ser um novo momento de reconhecimento da cidade. Até das cidades vizinhas, que vão perceber o quanto nos desenvolvemos nesses últimos anos. É um momento de muito orgulho, ter essa marca que realmente nos representa”, comemora.
O lançamento da Marca Turística e o Guia Visite Camboriú aconteceu durante o Seminário de Turismo, no Instituto Federal Catarinense IFC– campus Camboriú e reuniu especialistas e profissionais do setor para discutir as tendências e oportunidades no turismo, além de promover networking entre os participantes. Estiveram presentes também estudantes, autoridades locais, empresários e representantes do Sebrae/SC.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Deixe seu comentário