O Banco Central informou nesta segunda-feira, 26, por meio de nota, que cidadãos poderão habilitar uma solicitação automática de resgate de valores no Sistema de Valores a Receber (SVR) a partir da terça-feira, 27. "A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais", disse a autarquia.

Quem habilitar essa funcionalidade não vai receber aviso do BC quando o valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.

Para habilitar essa funcionalidade, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro.

A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF.

Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.

"As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas", informou o BC.