As vendas no varejo cresceram 1%, descontada a inflação, em maio, ano ante ano. É o segundo mês consecutivo de alta, aponta o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, o crescimento foi de 7%. Os três macrossetores do varejo apresentaram alta: serviços cresceram 2,8%, com destaque para turismo e transporte, bens duráveis e semiduráveis, o aumento foi de 0,8%, principalmente por móveis; e os bens não duráveis viram o faturamento aumentar 0,4%, com principal contribuição de drogarias e farmácias.
O ICVA aponta que o menor preço das passagens aéreas impulsionou o setor de turismo e transportes. Já as drogarias e farmácias se beneficiaram do reajuste dos medicamentos no fim de março, que elevou o tíquete médio. Além disso, Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, destaca que o calendário também foi benéfico ao setor por não ter feriado de Corpus Christi em maio.
O e-commerce cresceu 4% em termos nominais em maio. As vendas presenciais subiram 8,0% em termos nominais, ambos em relação ao mesmo mês de 2024.
Divisão regional
O ICVA, deflacionado e considerando ajuste de calendário, aponta que o Sudeste teve alta de 1,1%, a única alta regional. O Norte lidera as perdas com recuo de 3,2%, seguido pelo Centro-Oeste (-2,4%), Nordeste (-1,3%) e Sul (-0,2%).
Desconsiderando o desconto da inflação, não há perda em nenhuma região. Neste caso, o Sudeste segue liderando as altas, com avanço de 7,3% no varejo, seguido pelo Sul (+5,8%), Centro-Oeste (+4,9%), Norte (+4,1%) e Nordeste (+3,4%).
Deixe seu comentário