O ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora contou com a adesão de 174 municípios em Santa Catarina, representando um aumento de 14% em relação ao ciclo anterior (2023/2024), que teve a participação de 152 cidades. A iniciativa, liderada pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras, é voltada ao desenvolvimento local, com foco na desburocratização para a abertura de pequenos negócios e na integração dessas empresas ao ambiente econômico do seu território.

A atuação do Sebrae/SC junto aos municípios participantes é organizada em 10 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abordam dimensões essenciais para o crescimento socioeconômico.

Dos 174 municípios participantes, que representam 58% do território catarinense, a distribuição regional é a seguinte: Oeste (52 municípios), Vale do Itajaí (25), Sul (22), Grande Florianópolis (19), Serra (16), Norte (14), Foz do Rio Itajaí (14) e Meio-Oeste (12).

Neste novo ciclo, a maioria das adesões ocorreu entre municípios com até 15 mil habitantes (81). Os grupos de cidades com 15 mil a 30 mil habitantes e de 30 mil a 100 mil habitantes registraram 24 adesões cada. Em seguida, aparecem os municípios com mais de 100 mil habitantes (12) e os com médio Índice de Desenvolvimento Humano (33).

“O alcance do Cidade Empreendedora mostra sua capacidade de adaptação às diferentes realidades do estado, contemplando desde pequenas localidades rurais até grandes centros urbanos. Essa capilaridade fortalece o empreendedorismo em todas as regiões e promove um desenvolvimento equilibrado e sustentável”, destaca Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.

O Programa conta com soluções Essenciais, que são fundamentais para uma gestão pública empreendedora e inovadora para a melhoria do ambiente de negócios, e Premium, com recursos mais avançados a fim de dinamizar o desenvolvimento local.

“Temos percebido ao longo dos ciclos que a maior demanda das administrações municipais está em ações que promovam o fortalecimento econômico local, valorizem produtos regionais e impulsionem o turismo e a cultura. Iniciativas como o Plano Municipal de Turismo, os Roteiros Agroturísticos e as consultorias para ativação da Marca Território mostram o empenho dos municípios em construir estratégias de longo prazo, alinhadas às suas vocações”, comenta o diretor técnico.

Além disso, as cidades têm demonstrado interesse em formar lideranças públicas por meio de programas como o Media Training para Prefeitos e Secretários. “Isso reforça o compromisso dos gestores em aprimorar a comunicação institucional e o relacionamento com os cidadãos”, salienta Fabio.

Todos os municípios participantes trabalharão soluções dos eixos: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Sala do Empreendedor; Simplificação; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; e Inclusão Socioprodutiva.

Resultados do ciclo 2023/2024

No ciclo anterior, 2023/2024, 90% dos municípios participantes reduziram o tempo para abertura de novas empresas. Outros 80% ampliaram o número de negócios formalizados, e 90% aderiram à Lei da Liberdade Econômica, que simplifica etapas e agiliza processos para fomentar a geração de emprego e renda. Além disso, mais de 50% tiveram seus prefeitos reeleitos ou sucessores eleitos.

Sobre o Sebrae SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

-

-

Tags

  • Cultura Empreendedora