O ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora contou com a adesão de 174 municípios em Santa Catarina, representando um aumento de 14% em relação ao ciclo anterior (2023/2024), que teve a participação de 152 cidades. A iniciativa, liderada pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras, é voltada ao desenvolvimento local, com foco na desburocratização para a abertura de pequenos negócios e na integração dessas empresas ao ambiente econômico do seu território.

A atuação do Sebrae/SC junto aos municípios participantes é organizada em 10 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abordam dimensões essenciais para o crescimento socioeconômico.

Dos 174 municípios participantes, que representam 58% do território catarinense, a distribuição regional é a seguinte: Oeste (52 municípios), Vale do Itajaí (25), Sul (22), Grande Florianópolis (19), Serra (16), Norte (14), Foz do Rio Itajaí (14) e Meio-Oeste (12).

Neste novo ciclo, a maioria das adesões ocorreu entre municípios com até 15 mil habitantes (81). Os grupos de cidades com 15 mil a 30 mil habitantes e de 30 mil a 100 mil habitantes registraram 24 adesões cada. Em seguida, aparecem os municípios com mais de 100 mil habitantes (12) e os com médio Índice de Desenvolvimento Humano (33).

O alcance do Cidade Empreendedora mostra sua capacidade de adaptação às diferentes realidades do estado, contemplando desde pequenas localidades rurais até grandes centros urbanos. Essa capilaridade fortalece o empreendedorismo em todas as regiões e promove um desenvolvimento equilibrado e sustentável, destaca Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.

O Programa conta com soluções Essenciais, que são fundamentais para uma gestão pública empreendedora e inovadora para a melhoria do ambiente de negócios, e Premium, com recursos mais avançados a fim de dinamizar o desenvolvimento local.

Temos percebido ao longo dos ciclos que a maior demanda das administrações municipais está em ações que promovam o fortalecimento econômico local, valorizem produtos regionais e impulsionem o turismo e a cultura. Iniciativas como o Plano Municipal de Turismo, os Roteiros Agroturísticos e as consultorias para ativação da Marca Território mostram o empenho dos municípios em construir estratégias de longo prazo, alinhadas às suas vocações, comenta o diretor técnico.

Além disso, as cidades têm demonstrado interesse em formar lideranças públicas por meio de programas como o Media Training para Prefeitos e Secretários. Isso reforça o compromisso dos gestores em aprimorar a comunicação institucional e o relacionamento com os cidadãos, salienta Fabio.

Todos os municípios participantes trabalharão soluções dos eixos: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Sala do Empreendedor; Simplificação; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; e Inclusão Socioprodutiva.

Resultados do ciclo 2023/2024

No ciclo anterior, 2023/2024, 90% dos municípios participantes reduziram o tempo para abertura de novas empresas. Outros 80% ampliaram o número de negócios formalizados, e 90% aderiram à Lei da Liberdade Econômica, que simplifica etapas e agiliza processos para fomentar a geração de emprego e renda. Além disso, mais de 50% tiveram seus prefeitos reeleitos ou sucessores eleitos.

Sobre o Sebrae SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

-

-

Tags

  • Cultura Empreendedora