Celebrado em 1º de agosto neste ano, o Dia Internacional da Cerveja é uma oportunidade para reconhecer não apenas a relevância cultural da bebida, mas também seu impacto econômico e o potencial de negócios que movimenta em diferentes regiões. Santa Catarina se destaca no cenário nacional de cervejas artesanais: é o 4º estado com maior número de fabricantes, somando 299 cervejarias ativas com forte presença de micro e pequenas empresas. Também chama atenção a alta densidade cervejeira em território catarinense, com uma cervejaria para cada 33.824 habitantes, o que representa um dos índices mais elevados do país.

Os dados são de estudo realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae de Santa Catarina, que mapeou a realidade do mercado cervejeiro no país e no mundo. Além de Santa Catarina, destaque para a expansão no Brasil, que ocupa a posição de 3º maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Com mais de 1.847 cervejarias registradas, a estimativa é que o mercado brasileiro gere mais de 2,5 milhões de empregos e contribua com aproximadamente R$ 50 bilhões em impostos por ano.

Características como as dos mercados catarinense e nacional têm impulsionado o fortalecimento de polos regionais, a valorização da identidade local e a articulação com atividades como o turismo e a economia criativa. O relatório aponta que, mais do que uma bebida, a cerveja artesanal tornou-se uma plataforma de inovação, cultura e identidade regional.

O mercado cervejeiro se mostra uma excelente oportunidade para os pequenos empreendedores que estiverem dispostos a investir em originalidade, inovação e atuação em rede, conectando-se com parceiros locais, festivais e rotas turísticas. Estamos observando o fortalecimento de uma cultura cervejeira própria aqui em Santa Catarina, comenta o gerente de Competitividade do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque.

Competitividade

O relatório indica alguns aspectos importantes a serem considerados pelos pequenos negócios para destaque competitivo, como diferenciação de mercado, construção de marca, estilo da cerveja, narrativa regional e experiência proporcionada ao consumidor.

As cervejarias artesanais têm mais liberdade para explorar estilos e combinações, criando receitas exclusivas que se adaptam ao gosto local e podem ser inspiradas em ingredientes regionais. Nesse aspecto, tem sido uma marca da inovação no setor o uso de insumos diferenciados, como mel, frutas nativas, especiarias, café e pinhão. Combinações que conferem originalidade ao produto, valorizam a biodiversidade local e fortalecem a identidade regional da marca.

Uma vertente do turismo de experiência, o turismo cervejeiro ganha cada vez mais relevância como um segmento que combina cultura, gastronomia e experiências autênticas, proporcionando visitas a cervejarias, degustações, eventos temáticos e atividades ligadas à cultura da produção artesanal. Santa Catarina é referência nacional em turismo cervejeiro, com destaque para a Rota da Cerveja no Vale Europeu, que abrange municípios como Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode. O roteiro contempla visitas guiadas, experiências sensoriais, harmonizações gastronômicas e interação com mestres cervejeiros, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros.

Ao integrar produção, consumo e identidade cultural, esse tipo de turismo fortalece o ecossistema local, cria vínculos com o território e gera valor agregado tanto para os produtores quanto para o destino turístico, aponta a analista do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Keylla Signorelli.

O impacto econômico do setor pode ser percebido em diferentes aspectos, como aumento na circulação de turistas e fortalecimento da imagem da cidade como destino criativo, crescimento da economia local, com resultado em hotéis, restaurantes, transporte, artesanato e serviços, ambiente favorável à inovação, fidelização do consumidor a partir da própria experiência.

Incentivo a iniciativas locais

O Sebrae/SC desenvolve diferentes ações locais relacionadas ao setor. Na Grande Florianópolis, por exemplo, foram definidas iniciativas em parceria com a União Cervejeira para atender 10 cervejarias na capital catarinense neste ano. Além da realização de um Tour Cervejeiro pela região e da participação em eventos, como a Fenaostra, incluindo locação de espaço para estande, e o Startup Summit 2025, com espaço como fornecedor de bebidas para o evento.

No Meio Oeste, o Sebrae/SC tem garantido apoio na participação em concursos cervejeiros e Festivais de Cerveja e, no Oeste e Extremo Oeste, está a Criação da Rota Cervejeira é um projeto que está em desenvolvimento.

Somadas a essas iniciativas, algumas cervejarias estão sendo atendidas a partir de ações via programa Sebraetec, com suporte para implantação de loja virtual, inserção digital com desenvolvimento de website, mídias digitais de comunicação, medidas voltadas à experiência do usuário em ambientes digitais, consultoria para Growth Hacking, Branding e desenvolvimento de produto.

Sobre o Relatório

A publicação completa do Relatório de Inteligência Cervejarias artesanais: diferenciação, turismo e oportunidades no mercado de bebidas está disponível no Observatório de Negócios do Sebrae/SC: www.sebrae-sc.com.br/observatorio.

Sobre o Sebrae/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a

Tags

  • Cultura Empreendedora