

-
Silvio Dreveck, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) (Fotos: Divulgação-Internet)
Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país e PIB cresce acima da média nacional
O secretário Silvio Dreveck, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), participou nesta terça-feira, 2, de um painel durante o Congresso da Fecam, em Balneário Camboriú, onde destacou os resultados positivos da economia catarinense, como o forte crescimento do PIB e a geração de empregos recorde. Com participação da Sicos, o Governo de Santa Catarina concede benefícios fiscais, crédito subsidiado e promove a desburocratização, o que impulsiona a atividade econômica catarinense.
“Santa Catarina é um grande destaque econômico, fruto do trabalho e do empreendedorismo do seu povo. O Governo do Estado tem feito seu papel ao criar medidas para facilitar e impulsionar a economia. Com mais geração de emprego e renda, turismo, agronegócio, produção industrial, nosso estado só tem a crescer”, afirmou o secretário Silvio Dreveck.
Os desafios da economia, como a nova tarifa dos EUA, estiveram em pauta. O secretário Silvio Dreveck apresentou as medidas do Governo do Estado para minimizar o impacto, que chegam a R$ 435 milhões. O painel, denominado “Panorama Econômico”, também contou com apresentações de representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) bem como da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
“O Governo do Estado conta com o Prodec e o Pró-Emprego, que são programas para incentivar o investimento. Também tem o Pronampe SC e o Juro Zero, que concedem crédito com taxas menores. Além dos programas de incentivo à geração de energia limpa. Isso tudo garante sobretudo mais competitividade para a economia de Santa Catarina, que é a que mais cresce no país”, defendeu Silvio Dreveck.
Indicadores positivos
Conforme indicadores econômicos, as políticas de incentivo do Governo do Estado têm dado resultado. Segundo o IBGE, Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil, com apenas 2,2%. Além disso, o estado cresceu 6,1% no primeiro semestre, contra média nacional de 3,2%. Ou seja, quase o dobro de crescimento do Brasil.
O Congresso da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) ocorre no Expocentro, em Balneário Camboriú, até quinta-feira, 4. O evento reúne lideranças municipalistas de todo o estado, como, por exemplo, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e outros gestores públicos. O foco da edição 2025 é a governança pública em temas como meio ambiente, turismo, tecnologia, bem como educação.
Tags
- Econimia
- FECAM
- governo de santa catarina
- Indicadores
- PIB
- Santa Catarina
- Silvio Dreveck
Deixe seu comentário