Estado se destaca no acumulado de 12 meses até junho, puxado pela agropecuária, indústria de transformação e setor de serviços

O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 5,4% nos 12 meses encerrados em junho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e reforçam a liderança do estado no cenário nacional.

Na comparação entre os estados, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), do Banco Central, também aponta o melhor desempenho catarinense entre as 13 maiores economias do país.

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, a economia de Santa Catarina registrou alta de 6,1%.

Leia mais sobre economia em Santa Catarina em: Comissão vai realizar cinco audiências para tratar da realidade das pessoas em situação de rua

Agropecuária em destaque

O setor agropecuário cresceu 12,1%, sustentado pelo avanço na produção de soja, milho, arroz, feijão, fumo, trigo e cebola. Na pecuária, a produção de frangos e suínos manteve crescimento pelo sétimo ano seguido.

Segundo o economista Paulo Zoldan, a agropecuária foi determinante para o bom resultado no semestre.

Indústria e serviços em expansão

A indústria de transformação teve alta de 6,3%, puxada pelos segmentos de máquinas, equipamentos elétricos, vestuário, alimentos e bebidas. A construção civil e o setor automobilístico também ajudaram a impulsionar setores ligados, como autopeças e metalurgia.

Já os serviços cresceram 5,2%, com destaque para transportes (+8,4%), serviços às famílias (+7,8%), administração pública (+6,4%) e comércio (+5,5%).

Mercado de trabalho aquecido

Santa Catarina mantém a menor taxa de desemprego do Brasil (2,2%), enquanto a média nacional é de 5,8%. Foram 82,9 mil novas vagas formais abertas no acumulado do ano, sendo o quarto melhor saldo do país.

Os serviços lideraram as contratações, seguidos pela indústria de transformação, construção civil e comércio.

Perspectivas

Apesar de uma leve desaceleração no segundo trimestre, Santa Catarina segue acima da média nacional em praticamente todos os indicadores, confirmando sua posição como uma das economias mais dinâmicas do país.

Tags

  • economia
  • noticias de canoinhas
  • noticias de santa catarina
  • PIB de Santa Catarina