Micro e pequenas empresas das regionais Grande Florianópolis e Serra do Sebrae/SC foram reconhecidas pela produtividade industrial, engajamento e eficiência operacional e energética durante a edição 2025 do Prêmio Indústria Eficiente, na capital catarinense. As contempladas participaram do Programa Brasil Mais Produtivo, de julho de 2023 a julho de 2025, promovido pelo SENAI e pelo Sebrae/SC. Cada regional contou com oito finalistas certificados e um grande destaque premiado, que também recebeu R$ 4 mil.

O diretor regional do SENAI, Fabrízio Pereira, destacou que a celebração, além de enaltecer bons indicadores, comemora o talento e a dedicação da indústria catarinense. O Prêmio nasce com o propósito de reconhecer e valorizar as empresas que se destacam em produtividade e eficiência operacional. Ele representa a transformação real dentro das empresas, dos processos e, principalmente, das pessoas. Ao buscar eficiência, as micro e pequenas empresas não apenas elevam seus próprios resultados, elas impulsionam o desenvolvimento de todo o estado de Santa Catarina, afirmou.

Ele também ressaltou a parceria entre o SENAI e o Sebrae/SC. Estamos ao lado das empresas, oferecendo conhecimento, tecnologia e soluções práticas para aumentar a produtividade e fortalecer toda a cadeia produtiva. Inovação não é mais um tema do futuro, é do agora, com inteligência artificial, robótica e automação cada vez mais acessíveis. Nosso compromisso é desmistificar a ideia de que apenas as maiores podem inovar. O futuro é agora, e ele pertence a todos, concluiu.

Para o gerente da Regional Grande Florianópolis do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues, o prêmio reflete uma trajetória sólida de cooperação entre as instituições. Essa construção foi acertada, pois o conhecimento e a capacidade de interação entre o Sebrae/SC e o SENAI vêm sendo desenvolvidos ao longo do tempo, com a entrega de soluções para diversos setores e áreas. Trabalhar em conjunto é compreender a competência de cada parceiro, identificar até onde podemos chegar e colher, juntos, os resultados que hoje celebramos com o Prêmio Indústria Eficiente, destacou.

O grande destaque da Região Grande Florianópolis, que atendeu a todos os critérios de avaliação, foi a empresa Praia Comprida Indústria Móveis Sob Medida Ltda, de São José, representada por Adelita Francieli Pacheco. Só tenho a agradecer ao consultor Afonso, que esteve conosco na empresa. Foi muito gratificante poder observar e mensurar os processos, ainda mais no nosso ramo, a marcenaria, em que isso é bastante desafiador. Desde então, já ajustamos e melhoramos muito os processos, e o resultado veio hoje, com o reconhecimento, comemorou Adelita.

Na Serra, o destaque foi a empresa JN Momm Construção e Comércio Ltda, de Lages. Sentimos muita confiança durante a consultoria, pois era conduzida por uma especialista em construção. Ela foi até a obra, verificou cada etapa, identificou onde havia desperdício de tempo e de material, e nos mostrou, de forma quantificada, o que poderíamos fazer para melhorar a produtividade. A equipe acatou as ideias, aplicou e viu resultados reais: mais produtividade e menos retrabalho, contou Juliana Momm.

O analista de negócios da Regional Serra do Sebrae/SC, Marcelo Vargas, também comentou sobre a iniciativa. A participação no Prêmio Indústria Eficiente mostra como um trabalho técnico dentro da indústria pode impulsionar a produtividade e a competitividade da Serra catarinense e do estado como um todo. Ficamos extremamente contentes com os resultados e com a oportunidade de celebrar esse avanço da indústria, concluiu.

Com o mote Orgulho que inspira, a premiação reforçou a importância da eficiência como motor de crescimento e competitividade, além de estimular o engajamento em programas que geram ganhos concretos para os negócios e para a economia catarinense.

Tags

  • Cultura Empreendedora