

-
Sebrae/SC reúne prefeitos e secretários para transformar a Educação Empreendedora em SC (Fotos: Agência Sebrae)
Com o objetivo de fortalecer a educação como pilar para o desenvolvimento dos municípios, o Sebrae/SC promoveu, entre os dias 6 e 8 de outubro, o Seminário Estadual de Educação Empreendedora 2025. O encontro, realizado em Florianópolis como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, iniciou com sucesso ao reunir 326 representantes de municípios. Na data em que se comemora o Dia do Prefeito, estavam presentes mais de 60 prefeitos e 9 vice-prefeitos para uma imersão em gestão e inovação educacional.
O seminário reforça o papel estratégico das lideranças públicas municipais no avanço da educação como instrumento de desenvolvimento. Mais do que um espaço para debates, o evento mostra na prática como uma educação de qualidade, alinhada às demandas do século XXI e orientada para o empreendedorismo, fortalece políticas educacionais e gera impactos concretos para a sociedade.
A abertura oficial contou com a presença do Vereador Mirim de Florianópolis, João Pedro Probst, que discursou sobre a importância de uma cidade voltada para o social e para a sustentabilidade, além de investir em tecnologias.
O presidente do Conselho deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, afirma que, ao reunir líderes e gestores municipais no evento, o Sebrae cumpre seu objetivo de fortalecer a educação como pilar para o desenvolvimento dos municípios. Acreditamos que o apoio das esferas públicas no fortalecimento da educação empreendedora impulsionará uma educação de qualidade, fortalecendo políticas educacionais e gerando um impacto positivo para a sociedade. Reconhecemos que a transformação se inicia na sala de aula. Por isso, é fundamental integrar as inovações educacionais à realidade da gestão municipal.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, falou sobre empreendedorismo e o desafio de capacitação dos estudantes.
Nosso objetivo é proporcionar às mais de 20 mil crianças da rede municipal de Florianópolis, abrangidas por este programa, a oportunidade de conhecer essa tecnologia e metodologia, que visa preparar o empreendedor do futuro. Ele reforça que a educação empreendedora é a chave para transformar a educação no Brasil, e Santa Catarina está na vanguarda desse processo, com este programa inovador.
A programação do evento foi pensada para inspirar e qualificar os gestores, contando com a participação de grandes nomes e instituições de referência. A palestra magna de abertura foi realizada pela economista e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Zeina Latif, e o evento encerrou com a palestra sobre Inteligência Artificial na Educação com Martha Gabriel, um ícone em negócios e inovação na América Latina.
O evento também conta com painéis que apresentam casos de sucesso de municípios como Ascurra, Mafra e Maravilha, e debates sobre compras públicas de inovação com a participação da Acate e da UFSC, além da presença de instituições como o Ministério da Cultura (MinC), Conselho Estadual de Educação, Undime, Junior Achievement e startups de educação.
Tags
- Cultura Empreendedora
Deixe seu comentário