Aproximar fornecedores e compradores, estimulando conexões e fortalecendo a cadeia produtiva de alimentos e bebidas em Santa Catarina. Este foi o objetivo da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae/SC durante o Congresso Raízes 2025: Entre Nós. A ação reuniu 40 empresas fornecedoras (produtores) e 20 empresas compradoras. Entre elas, 33 apoiadas pela entidade, representando a diversidade e a qualidade da produção catarinense de queijarias e vinícolas a destilarias, charcutarias e produtores de kombucha, chocolates e hidromel, entre outros. A proposta foi criar um ambiente estratégico de negociação, conectando pequenos empreendedores a compradores qualificados.

De acordo com o analista de Negócios da gerência de Competitividade do Sebrae/SC, Jefferson Bueno, esta foi a primeira rodada no Estado realizada com a nova metodologia, que alia preparação, acompanhamento e monitoramento de resultados a médio prazo. Mais do que promover o encontro, trabalhamos na preparação dos participantes. Muitos empreendedores chegam a uma rodada sem uma estratégia ou sem uma pauta de preços diferenciada. Nosso papel é estimulá-los para que estejam prontos para gerar negócios reais, explicou.

Segundo ele, para os vendedores, a projeção de negócios gerados para os próximos seis meses é de R$ 1.350.000, e, para os compradores é de R$ 1.200.000,00, no mesmo período. Jefferson ressaltou que a força da marca Sebrae contribui para criar oportunidades.

Imagine quanto tempo um produtor local precisaria investir para conseguir apresentar seus produtos a um grande restaurante ou hotel. A rodada de Negócios abre portas e amplia o alcance dos empreendedores, destacou.

A iniciativa faz parte do projeto setorial de Alimentos e Bebidas do Sebrae/SC, que tem como missão promover e dar visibilidade aos pequenos produtores, fortalecendo a cadeia produtiva da gastronomia no estado. A rodada aconteceu paralelo a programação do Congresso, realizado entre os dias 1 e 4 de novembro, em Itajaí, que contou com três palcos simultâneos, mais de 70 palestrantes, 100 expositores, aulas-show, workshops e degustações.

O proprietário da Do Vale Queijos Especiais, Alencar Felipe Bossoni avaliou a experiência como positiva. Ele conta que a empresa, primeira queijaria vegana do Vale do Itajaí, produz queijos que passam por um processo de maturação de 30 dias, garantindo um sabor que remete ao queijo tradicional, mas com a proposta de oferecer saúde e sabor de forma consciente. Nos conectamos com duas redes de hotéis da região que estão em busca de produtores locais com grande demanda por queijos sem glúten e sem lactose. Conseguimos dar o primeiro passo e, a partir de agora, vamos alinhar a questão comercial, destacou. Ele completou: O apoio do Sebrae/SC foi fundamental para gerar essa conexão, agradeceu.

Criada em 2021, a vinícola Casa Pavesi, de Blumenau, participou pela primeira vez do Congresso. Focada no turismo de experiência e na produção de micro lotes, a empresa busca expandir e encontrar parceiros que compartilhem o mesmo propósito: valorizar a produção autoral. Representando a empresa, Lucas Pavesi destacou que a rodada de Negócios foi essencial para conectar a vinícola com restaurantes e hotéis que antes não estavam em seu radar.

Tive ótimas surpresas e conexões incríveis. Para nós, o apoio do Sebrae/SC foi fundamental, porque, sozinhos, como uma empresa pequena, não teríamos acesso a muitas oportunidades. E o Sebrae facilitou essas conexões, finalizou Lucas.

Beatriz Cerino participou da rodada de Negócios a convite do Sebrae/SC e da Associação brasileira de bares e restaurantes Abrasel. Ela representou, ao lado de um colega, o restaurante Didge Steakhouse e o Guacamole, rede especializada em culinária mexicana. A maior parte da negociação dos cardápios vem da franqueadora, mas também trabalhamos com produto local, principalmente quando falamos de hortifruti. Esse momento foi excelente. Conhecemos e nos conectamos com diversos produtores e fornecedores da região e, com certeza, vamos levar esses contatos adiante. Essas negociações vão sair dessa mesa e se transformar em parcerias a longo prazo. A participação foi muito positiva, pois nos permitiu ampliar contatos e otimizar a gestão das aquisições, enfatizou.

A rodada de negócios é uma ação importante e estratégica voltada às empresas que participam dos projetos do Sebrae/SC, onde apresentamos novos fornecedores e, assim, ampliamos seus canais de vendas e oportunidades de negócios, destacou a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dallantonia.

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