O Delas Summit 2025 encerrou sua terceira edição com números que confirmam sua relevância como o maior evento de empreendedorismo feminino do país. Realizado em Florianópolis, o encontro reuniu 7,5 mil participantes presenciais e mais de 10 mil acompanhando online, vindas de 21 estados brasileiros, um retrato da diversidade das mulheres empreendedoras no país.

O evento, que neste ano apostou em uma estrutura inclusiva e em experiências voltadas à inovação e à conexão entre mulheres de diferentes trajetórias, também apresentou um balanço inédito sobre o perfil das participantes. A pesquisa realizada durante o evento mostrou que 80% das participantes são de Santa Catarina, enquanto 67% já têm empresa formalizada e 20% possuem ideia de negócio ainda não estruturada.

Entre os desafios mais citados estão criar o plano de negócios (41%) e validar a ideia (24%). Já entre os segmentos mais representativos das empresas formalizadas estão os serviços (29,5%) e o setor de saúde e bem-estar (16,6%), áreas em que as mulheres vêm se destacando com soluções criativas e sustentáveis.

Os dados também apontam que 44,5% das empreendedoras são MEIs, 35,3% MEs e 9,2% EPPs, o que reforça a presença expressiva de pequenos negócios liderados por mulheres no ecossistema empreendedor.

A pesquisa mostrou ainda o interesse das participantes por informações estratégicas: 58% se interessam por pesquisas de mercado e 74% desejam receber conteúdos sobre oportunidades de negócios. As redes sociais seguem como principal fonte de atualização e networking para 85% das empreendedoras.

Outro destaque foi o Observatório Delas, espaço dedicado à coleta de dados e análise de tendências sobre o empreendedorismo feminino, que recebeu avaliações extremamente positivas, 86% das participantes recomendam a visita ao estande.

“O futuro do empreendedorismo é das mulheres. O Delas Summit foi um espaço de celebração, conexão e oportunidades. Pensamos sobre finanças, crédito,  participação na política e, também,  como e empreendedorismo pode ser a porta para uma vida sem violência”, enumerou Geórgia Nunes, gerente de empreendedorismo feminino,  diversidade e inclusão do Sebrae Nacional.

-

Estamos muito felizes com mais essa edição do Delas Summit. Os números mostram que as mulheres estão cada vez mais preparadas, conectadas e determinadas a ocupar espaços de liderança e protagonismo. Nosso compromisso é continuar oferecendo conhecimento, visibilidade e redes de apoio para que cada empreendedora possa crescer e inspirar outras mulheres, comenta a Conselheira do Sebrae/SC, Rosi Dedekind.

-

Sebrae Delas Summit reforça compromisso ESG com resultados concretos em sustentabilidade

O Sebrae Delas Summit 2025 também reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao adotar práticas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). Durante o evento, foram compensadas 5 toneladas de COe, o equivalente a cerca de 41,7 mil quilômetros percorridos por um carro comum a gasolina, por meio do plantio de 35 árvores em sistemas agroflorestais.

Na gestão de resíduos, o evento deu exemplo de economia circular e responsabilidade ambiental, com 3,4 kg de resíduos orgânicos, 267 kg de recicláveis, 191 kg destinados ao upcycle e 798 kg de rejeitos devidamente contabilizados e encaminhados. A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae em promover impacto socioambiental positivo e inspirar práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor.

Com resultados expressivos e uma rede cada vez mais sólida, o Delas Summit 2025 reforça sua missão de inspirar, capacitar e conectar mulheres que estão transformando o cenário dos negócios no Brasil.

Tags

  • Cultura Empreendedora