Com o objetivo de elevar a competitividade da cadeia láctea em Santa Catarina, a diretoria do Sebrae/SC recebeu na quinta-feira (27), em sua sede administrativa, executivos do Grupo Piracanjuba para formalizar uma parceria estratégica. O projeto integrado visa a melhoria da qualidade do leite por meio de consultorias técnicas e gerenciais voltadas aos produtores rurais da região Oeste do estado.

Para selar o acordo, estavam presentes Edney Murillo Secco, diretor de Compra de Leite, e Athaide Newman Rodrigues da Silva, gerente de Qualidade de Leite Corporativo do Grupo Piracanjuba, que vieram de Goiás especialmente para a agenda com a diretoria do Sebrae/SC.

A iniciativa piloto atenderá inicialmente 20 produtores rurais fornecedores da Piracanjuba. O escopo do trabalho inclui consultorias individuais em campo, diagnósticos produtivos, definição de estratégias de melhoria e acompanhamento técnico contínuo. O objetivo central é consolidar um ambiente produtivo mais competitivo e sustentável, fortalecendo as boas práticas agropecuárias.

-

Impacto e Metas

O projeto tem metas ambiciosas para o ciclo de execução, que segue até junho de 2026. A expectativa é alcançar um aumento médio de 16,5% na produtividade e um incremento estimado de 8% no faturamento das propriedades participantes.

O investimento total na ação é de R$ 147,6 mil, divididos igualmente entre as duas instituições. “Essa união de esforços entre o Sebrae e uma gigante do setor como a Piracanjuba demonstra nosso compromisso em levar tecnologia de gestão e eficiência, garantindo que o pequeno produtor tenha mais rentabilidade e sustentabilidade no seu negócio”, destaca o diretor Técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi.

O diretor da Piracanjuba, Edney Murillo Secco, explica que a empresa mantém uma relação direta com mais de 7 mil produtores de leite no país e está em constante preocupação com o campo e a sustentabilidade da operação. Ele reforça que não há distinção por volume ou tamanho e reconhece a necessidade de apoio aos pequenos produtores, o que ocorre pelo programa ProCampo Piracanjuba. Estar em Santa Catarina é motivo de orgulho, pois o estado é um importante produtor para a empresa. Nossa representatividade no sul do país é significativa, especialmente com a presença da nossa planta em Maravilha, no Oeste catarinense. Estamos entusiasmados em iniciar este projeto, reconhecendo a capacidade e a dedicação dos produtores de leite do estado, que representam tantas famílias, conclui.

-

Expansão e Liderança Feminina

Esta parceria marca a primeira iniciativa conjunta entre as duas entidades, mas já nasce com perspectivas de crescimento. Está em estudo para o próximo ano uma ampliação do escopo, visando atender um número maior de produtores e incluir ações de capacitação específicas. Um dos destaques do planejamento futuro é o desenvolvimento de um projeto voltado exclusivamente à liderança feminina no campo, fortalecendo o protagonismo das mulheres na cadeia produtiva do leite.

O diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique da Fonseca, acredita que a parceria alcançará resultados positivos, o que certamente permitirá a sua expansão no ano seguinte. O Sebrae desempenhará um papel de assistência técnica, de apoio à gestão da propriedade rural e de acompanhamento dos resultados, em colaboração com a Piracanjuba, a fim de alcançarmos os melhores indicadores possíveis para motivar os produtores. Considero fundamental que o produtor rural perceba esses resultados e se sinta motivado a prosseguir no projeto, incentivando também outros produtores a participarem.

Ele enfatiza sua convicção no grande potencial de expansão, considerando que a Piracanjuba possui 1.200 propriedades rurais em Santa Catarina como fornecedoras. Temos condições de apoiar esta expansão para todos os produtores do estado, caso a empresa demonstre interesse. Acredito que esta é uma parceria de sucesso, e apoiaremos integralmente as pequenas propriedades rurais, que são a razão de nossa atuação, finaliza.

Tags

  • Economia & Política