Com foco na inclusão socioprodutiva e na sustentabilidade ambiental, o Sebrae/SC oficializou nesta quarta-feira (10) um aporte de R$360 mil destinado à qualificação profissional de catadores de materiais recicláveis em Santa Catarina. O recurso, fruto de uma parceria estratégica com o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Economia Verde, foi detalhado durante a solenidade ‘Pró-Catadores SC: Transformando vidas, movendo territórios’, que ocorreu na sede da entidade, em Florianópolis.

O evento reuniu cerca de 30 gestores públicos, entre representantes de prefeituras e secretarias municipais, para apresentar os dados e resultados do projeto, além de realizar o lançamento oficial do e-book Pró-Catadores SC, um material que documenta as práticas e o impacto da iniciativa.

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, elogiou a iniciativa do deputado e destacou a força do empreendedorismo feminino. As mulheres são agentes de transformação e o Sebrae também tem esse papel de transformar vidas através do empreendedorismo. O que desejamos é atingir um número ainda maior de pessoas para o projeto, sempre com foco no o cuidado com o meio ambiente”.

-

Inclusão e Sustentabilidade

O projeto Pró-Catadores é uma iniciativa estruturante que visa tirar da invisibilidade um público historicamente marginalizado, transformando a realidade de catadores e catadoras através do empreendedorismo.

Entre os principais focos da atuação conjunta estão:

  • Desenvolvimento de competências de gestão e sustentabilidade nas cooperativas;
  • Promoção da formalização e regularização das entidades;
  • Ampliação da geração de renda e oportunidades de trabalho;
  • Aperfeiçoamento da cadeia de reciclagem e da economia circular no estado.

“Trata-se de um momento simbólico que reforça o compromisso do Sebrae/SC com o desenvolvimento sustentável e a valorização do trabalho essencial realizado pelos catadores. Com o apoio da emenda parlamentar, conseguiremos expandir diagnósticos e consultorias, garantindo impacto real na vida dessas famílias e na gestão de resíduos sólidos dos municípios”, destaca o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi.

O diretor reforça ainda a continuidade do projeto Pró-Catadores com um aporte de R$4 milhões por parte do Sebrae em 2026. Atualmente temos 143 entidades mapeadas, sendo que 62 estão recebendo diagnóstico, com mais de 700 pessoas impactadas. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a aderir à iniciativa, hoje já são 18 estados envolvidos e temos como meta atingir os 27 estados da federação no próximo ano”, afirma.

Para complementar, o diretor falou sobre o projeto Cidade Empreendedora, presente em 167 municípios de Santa Catarina. Um dos eixos do programa é a inclusão socioprodutiva com diversas ações sendo desenvolvidas. Nós levamos as informações do projeto Pró-Catadores para uma aproximação com a questão da agroecologia”.

Tags

  • Economia & Política