Programa Lucra Mais encerra edição 2025 com crescimento de até 13,5% na lucratividade das empresas catarinenses

Por gerenciacomunicacao

Programa Lucra Mais encerra edição 2025 com crescimento de até 13,5% na lucratividade das empresas catarinenses

O Programa Lucra Mais 2025 chegou ao fim com resultados expressivos para o comércio catarinense. Idealizado numa parceria entre Sebrae/SC, FCDL/SC, Fecomércio SC e Senac SC, a iniciativa teve como foco aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs), por meio da redução de custos operacionais e da melhoria dos indicadores de faturamento e lucratividade.

Ao longo da edição 2025, o programa atendeu 637 empresas, distribuídas em 24 turmas, realizadas em 21 cidades do estado. A Gerência Regional Sul do Sebrae/SC foi destaque, concentrando o maior número de turmas, com oito grupos atendidos. Como resultado direto da participação no programa, as empresas registraram um aumento médio de 13,51% na lucratividade e de 11,40% no faturamento.

O Lucra Mais foi estruturado para oferecer soluções práticas e aplicáveis ao dia a dia dos empreendedores. Nosso objetivo é apoiar micro e pequenas empresas no aprimoramento da gestão, ampliando a competitividade dos negócios e contribuindo diretamente para a melhoria dos resultados, destaca Fábio Zanuzzi, diretor Técnico do Sebrae/SC.

Com abordagem prática e atualizada, o programa trabalhou temas como inteligência artificial para o varejo, marketing, vendas, tecnologia, posicionamento digital e canais de venda online. As atividades foram realizadas em formato híbrido, com diagnóstico inicial e final dos negócios, além de consultorias individuais especializadas.

-

Impacto consolidado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Programa Lucra Mais já contabiliza a execução de 72 turmas, com 2.100 micro e pequenas empresas do comércio atendidas em Santa Catarina, reforçando o papel estratégico da iniciativa no fortalecimento do setor.

Mesmo com o encerramento da edição 2025, a expansão do programa já está confirmada. Para o próximo ciclo, estão planejadas mais 25 turmas, que serão realizadas em novas cidades catarinenses, ampliando ainda mais o alcance da capacitação.

No próximo ano, com 25 turmas e foco total em transformação digital, o programa oferecerá ao varejo mais oportunidades de inovação, eficiência e competitividade para que as empresas avancem de forma consistente. destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.

O Programa Lucra Mais conta com subsídio de 70% do Sebrae/SC e 15% do Senac SC, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios catarinenses.

-