-
Jovem SuperAgro é lançado no oeste catarinense e aposta na sucessão familiar para fortalecer o agro (Fotos: Agência Sebrae)
O oeste catarinense recebe a primeira edição do Jovem SuperAgro, em parceria com o Sebrae/SC, o programa da Seara, da JBS, apresentado em Seara (SC). A iniciativa inédita no setor reúne 30 participantes e busca preparar a nova geração para a gestão das propriedades rurais.
Voltado a jovens entre 18 e 30 anos, em fase de sucessão nas propriedades de aves e suínos das famílias integradas da Seara, o programa tem duração de 18 meses e conta com nove módulos de capacitação. A programação inclui conteúdos práticos do dia a dia das granjas, além de formação técnica com foco em tecnologia e sustentabilidade, além de competências comportamentais, como autoconhecimento, negociação e liderança.
PARCERIA
A Seara e o Sebrae/SC desenvolveram de forma conjunta a programação da iniciativa. A gerente regional do Sebrae/SC no oeste do estado, Marieli Musskopf, ressalta a importância dessa união para potencializar resultados no campo. O Sebrae/SC já atua na formação de lideranças e agora amplia sua atuação com foco na sucessão familiar, um desafio constante para o agronegócio brasileiro.
Trabalhamos com micro e pequenas empresas, mas entendemos que grandes empresas também trazem conhecimento e experiência. Quando unimos essas forças, conseguimos somar competências e entregar soluções melhores.
Marieli também reforça o papel estratégico da região. Esse projeto forma uma rede que conecta conhecimento, empresas, famílias e jovens em torno de um objetivo comum. Preparar essa nova geração é garantir que toda a cadeia continue forte, competitiva e sustentável.
Percebemos que a sucessão nas propriedades acontece, mas muitas vezes de forma não estruturada, seja por questões culturais e pela dificuldade de identificar o momento em que o filho está pronto. Por isso, faz sentido apoiar esse processo com capacitação, conhecimento gerencial e formação dos jovens, sem interferir na dinâmica das famílias, afirma José Antônio Ribas Junior, diretor executivo de Agropecuária da Seara.
NOVA GERAÇÃO
Os nove módulos previstos na formação dos jovens combinam teoria, prática e mentorias especializadas. Um dos diferenciais do programa é justamente o envolvimento das famílias, especialmente no módulo inicial, que começa já neste mês. Além disso, os participantes irão desenvolver projetos práticos aplicados às próprias propriedades, com resultados concretos ao longo da jornada.
Outro grande objetivo do Jovem SuperAgro, segundo Ribas, está em apresentar aos jovens as oportunidades geradas por tecnologias, que são importantes aliadas para a melhoria do desempenho das propriedades. Hoje, a transformação digital permite controlar, pelo celular, indicadores-chave da produção, facilitando o trabalho e melhorando a qualidade de vida do produtor, afirma.
OPORTUNIDADE QUE TRANSFORMA
Entre os jovens da primeira turma, o sentimento é de novas oportunidades no radar e de mudança de perspectiva sobre o futuro no campo. Aos 22 anos, Julia Karina Müller vê na gestão o caminho para transformar a realidade das propriedades rurais e incentivar a permanência das novas gerações. Muitas vezes, o que desmotiva é ouvir que não dá lucro. Mas o agro é promissor quando há boa administração, conta.
Na prática, ela já vivencia essa transformação. Ao assumir a gestão da propriedade da família, passou a organizar a contabilidade e implementar mais planejamento.
Os resultados melhoraram muito. Hoje, trabalhamos com mais organização e visão de futuro. E isso faz toda a diferença.
LEGADO QUE CONTINUA
Para a família Rissi, produzir no campo sempre foi mais do que um negócio. É um projeto de vida construído para atravessar gerações. A granja de suínos começou a tomar forma em 2010, em Ipuaçu (SC), já com um objetivo claro: garantir continuidade para os filhos. Hoje, aos 30 anos, Reges Rissi divide a gestão da propriedade com o pai, Rogerio. Sempre estive presente, ajudando. Com o tempo, fui assumindo mais responsabilidades até isso se tornar realidade.
Agora, no Jovem SuperAgro, ele busca evoluir além da técnica. Quero desenvolver principalmente a comunicação e aprender a lidar melhor com diferentes situações. A troca com outros produtores também vai ser muito rica.
Para o pai, o movimento já traz resultados concretos. Ele está sempre buscando aprender, ouvindo a equipe técnica da JBS e aplicando melhorias. Com o programa, a expectativa é evoluir ainda mais juntos. Mais do que sucessão, a história da família reflete continuidade com evolução, quando experiência e inovação caminham lado a lado.
Tags
- Cultura Empreendedora
Deixe seu comentário