-
(Fotos: )
Lideranças de diferentes partidos e municípios articulam pré-campanhas; lista ainda pode crescer até a oficialização das candidaturas
O cenário político do Planalto Norte catarinense começa a se desenhar para as eleições estaduais de 2026. Apesar de o período oficial de campanha ainda estar distante, pelo menos nove lideranças da região já anunciaram publicamente a intenção de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Os nomes representam diferentes partidos e municípios do Planalto Norte e indicam uma disputa que deverá ser uma das mais acirradas da região nos últimos anos. A expectativa é que, nos próximos meses, os pré-candidatos intensifiquem agendas políticas, reuniões com lideranças, visitas aos municípios e a construção de propostas para ampliar o apoio do eleitorado.De acordo com a legislação eleitoral, todos permanecem na condição de pré-candidatos. A oficialização das candidaturas ocorrerá somente após as convenções partidárias e o registro junto à Justiça Eleitoral.
| Pré-candidato | Partido | Município |
| Angelo Marcos Borges | PSDB | Irineópolis |
| Emerson Maas | MDB | Mafra |
| Jaciara Machuga | PT | São Bento do Sul |
| Jefinho Chupel | PSD | Papanduva |
| Juliana Maciel Hoppe | PL | Canoinhas |
| Mozara Carvalho Schadeck | PSD | Canoinhas |
| Robson Calixto dos Reis | Novo |
Canoinhas |
| Silvio Dreveck | PP |
São Bento do Sul |
| Suelen Geremia | Republicanos |
|
Entre os novos nomes no cenário eleitoral está Angelo Marcos Borges, de Irineópolis. Empresário, produtor rural e professor técnico em Administração, ele é graduado em Direito e Administração e possui especialização em Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na vida pública, Borges exerceu três mandatos como vereador em Irineópolis, presidiu a Câmara Municipal e também comandou a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município por duas gestões.
Ao anunciar sua pré-candidatura, afirmou que pretende trabalhar pelo fortalecimento da representatividade política do Planalto Norte junto aos governos estadual e federal.
Mozara Schadeck entra na disputa pelo PSD
Outra liderança que confirmou a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa é a assistente social Mozara Carvalho Schadeck, de Canoinhas.
Servidora pública efetiva, Mozara atua na área da assistência social e ganhou projeção regional após uma disputa judicial envolvendo o atual secretário de Governo de Canoinhas, Carlos Eduardo Vipievski, relacionada a uma denúncia de assédio moral no ambiente de trabalho.
Sua pré-candidatura foi anunciada após convite recebido durante um encontro político realizado em Jaraguá do Sul. O evento reuniu lideranças da coligação "100% Santa Catarina", entre elas o pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues, o pré-candidato a vice-governador, Carlos Chiodini, além dos pré-candidatos ao Senado Esperidião Amin e Antídio Lunelli.
Pré-campanha deve ganhar intensidade
Com a aproximação das convenções partidárias, a tendência é que os pré-candidatos ampliem suas agendas em todo o Planalto Norte e também em outras regiões de Santa Catarina.
Temas como saúde, infraestrutura, educação, segurança pública, agricultura, desenvolvimento econômico, geração de empregos, assistência social e fortalecimento da representatividade regional deverão dominar os debates durante a pré-campanha.
Neste momento, entretanto, os pré-candidatos ainda não apresentam oficialmente planos de governo ou plataformas eleitorais, etapa que ocorre apenas após a homologação das candidaturas.
Representatividade regional em pauta
A eleição para deputado estadual é considerada estratégica para ampliar a presença do Planalto Norte na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Os parlamentares estaduais têm como atribuições elaborar e votar leis, fiscalizar as ações do Governo do Estado e destinar recursos por meio de emendas parlamentares para áreas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, assistência social e segurança pública.
Historicamente, lideranças da região defendem que uma maior representação política no Parlamento catarinense pode fortalecer a articulação junto ao Governo do Estado e ampliar a conquista de investimentos para os municípios do Planalto Norte.
Lista pode aumentar
O levantamento contempla os nomes que manifestaram publicamente a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e que eram de conhecimento da reportagem até a publicação desta matéria.
Como as convenções partidárias ainda não foram realizadas e o registro das candidaturas depende da Justiça Eleitoral, novos pré-candidatos poderão surgir nos próximos meses, ampliando a disputa pela representação do Planalto Norte nas eleições estaduais de 2026.
Importante: A relação apresentada possui caráter exclusivamente informativo. A condição oficial de candidato somente será confirmada após as convenções partidárias e o deferimento do registro pela Justiça Eleitoral.
Tags
- : Planalto Norte
- Alesc
- Assembleia Legislativa de Santa Catarina
- canoinhas
- Deputado estadual
- eleições 2026
- eleições estaduais
- IRINEOPOLIS
- MAFRA
- Papanduva
- Política Catarinense
- Porto União
- pré-candidatos
- Santa Catarina
- São Bento do Sul
Deixe seu comentário