
Dia D de vacinação contra Influenza levou centenas de mafrenses às ESFs

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra promoveu, no último sábado, 10, o Dia D de Vacinação contra a Influenza/gripe para todas as pessoas maiores de seis meses de idade. A ação, que integra a campanha nacional do Ministério da Saúde, imunizou os moradores ao longo do dia. Aqueles que integram o público prioritário da campanha, mas não tinham tomado a vacina até o sábado, também puderam procurar uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e ser imunizado.
Cobertura vacinal
O objetivo da mobilização foi o de ampliar a cobertura vacinal e prevenir casos graves da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Mafra, apenas 21% do público prioritário havia recebido a vacina até a última sexta-feira (09). Após o encerramento do Dia D, foram contabilizadas 8.527 doses aplicadas no público elegível para contagem da cobertura vacinal (crianças menores de seis anos, gestantes e idosos), totalizando 32,52%.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francesli Patricia Pereira Heilmann, achou o Dia D muito produtivo. “Considerando o aumento de casos de doenças respiratórias no estado de Santa Catarina, esperamos que as pessoas se conscientizem e procurem a vacinação. Continuamos a aplicação das doses da vacina contra Influenza para toda a população acima de 6 meses até terminar o estoque da vacina”, observou a enfermeira.
Nas 11 ESFs houve movimento durante o dia todo, com maior movimento nas ESFs: Caic que aplicou 295 doses, seguida da Central com 231 e Espigão do Bugre com 203 doses aplicadas.
Prevenção
A vacina contra a gripe é uma medida segura e eficaz de proteção. A Secretaria de Saúde de Mafra destaca que a vacina é fundamental para reduzir a demanda nos serviços de saúde.
Em caso de dúvidas, os cidadãos devem buscar orientações nas ESFs mais próximas de sua residência ou trabalho.
Deixe seu comentário