
Cerca de 1400 pessoas são imunizadas no Dia D contra a gripe em Canoinhas

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
O Dia D da campanha de vacinação em Canoinhas foi um sucesso! Aproximadamente 1400 pessoas foram imunizadas contra a gripe no município: “a população compreendeu a importância da prevenção. Estamos com UTIs lotadas e a vacina é importantíssima para combater a forma mais grave da doença”, ressalta a secretária de Saúde Francieli da Costa Colla.
A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de vida. A unidade central continua atendendo até 19h para facilitar o acesso de quem trabalha.
A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.
Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.
Deixe seu comentário