
Canoinhas supera meta constitucional e investe 21,8% em saúde no primeiro quadrimestre

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
É constitucional, um Município precisa investir ao longo do ano 15% do recuso de impostos e transferências constitucionais em saúde. Canoinhas já superou esta meta no primeiro quadrimestre chegando a 21,8%. “Isso demonstra o nosso compromisso com o que há de mais importante: a vida do canoinhense”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Estes e outros dados foram apresentados na audiência pública de avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2025.
“Foram R$ 13,4 milhões investidos em prestação de serviços para a nossa gente. Para citar alguns exemplos, neste ano implantamos uma equipe e-multi e em forma de mutirão realizamos mais de duas mil consultas em especialidades médicas”, cita a prefeita.
A vice-prefeita Zenilda Lemos enfatiza também a seriedade com que a gestão trata a saúde pública: “superar a meta legal de investimentos em saúde é um indicativo claro de que estamos no caminho certo, aplicando os recursos de forma eficiente para garantir que o cidadão de Canoinhas tenha acesso a serviços de qualidade e que a vida seja, de fato, a nossa maior prioridade".
Na área da educação, o desempenho também foi notável. Embora o índice de investimento esperado até o final do ano seja de 25%, Canoinhas já aplicou 21,38% nos quatro primeiros meses, totalizando cerca de R$ 13,1 milhões.
O secretário de Administração, Gilson Cardoso, reforça o trabalho integrado e a responsabilidade fiscal do governo municipal: "estes resultados expressivos em saúde e educação são frutos de um planejamento rigoroso e de uma gestão administrativa focada em resultados. É um trabalho de equipe, com responsabilidade e transparência, para o bem de todos os canoinhenses".
Outro indicador importante que demonstra a eficiência da gestão é o de despesa com pessoal. Segundo o secretário de finanças, José Carlos Herbst, este índice está em 48,14%. “Nosso limite prudencial é de 51,30% sob o valor da receita corrente liquida dos últimos 12 meses”, salienta. Herbst destaca ainda “a eficiência na alocação dos recursos e o controle das despesas são essenciais para que possamos entregar serviços públicos cada vez melhores à população, sem comprometer a saúde financeira do município”.
Deixe seu comentário