Canoinhas avançou 30 posições em ranking do Ministério da Saúde. É o que aponta o relatório do primeiro quadrimestre de 2025 do programa que avaliava, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde.

 

O crescimento de 30 posições no ranking na comparação com o último relatório de 2024 mostra o compromisso do Governo Municipal em cumprir a meta de melhorar os serviços de saúde.

 

“Não há dúvidas de que a avaliação favorável que recebemos é o espelho do empenho coletivo de toda a nossa equipe de saúde, a quem dedico meu mais sincero agradecimento. Tenho convicção de que Canoinhas está, enfim, retomando seu curso ideal, especialmente na área da saúde. É verdade que os desafios persistem e há ainda um vasto campo para melhorias, mas o resultado deste ranking é uma comprovação irrefutável de nosso avanço”, comenta a prefeita em exercício, Zenilda Lemos.

 

Quando a atual gestão assumiu, em dezembro de 2022, Canoinhas estava em 147º lugar no ranking, entre os municípios do Estado de Santa Catarina, com a nota 8,14. Na última avaliação, o município saltou para a 59ª posição, com nota de 9,29.

 

“Continuamos contratando mais médicos, melhorando a infraestrutura e todos os serviços oferecidos à população. A minha gratidão a todos os servidores que fazem a atenção básica acontecer”, observa a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

 

Esta nota é do programa nacional Previne Brasil. Até abril de 2024, o ranking servia de parâmetro para o financiamento das ações municipais; a partir de então, novos parâmetros foram adotados pelo Ministério da Saúde. No entanto, o Ministério da Saúde continuou divulgando as informações.

 

“É crucial enfatizar que o salto na pontuação simboliza mais que números: ele significa melhorias concretas na saúde da população, impulsionadas pelo trabalho de profissionais que realmente se importam com cada indivíduo”, destaca a coordenadora da atenção primária à saúde de Canoinhas, Alexandra Lavina Iglikowski.

 

Investimentos

É constitucional, um Município precisa investir ao longo do ano 15% do recuso de impostos e transferências constitucionais em saúde. Canoinhas já superou esta meta no primeiro quadrimestre chegando a 21,8%. “Foram R$ 13,4 milhões investidos em prestação de serviços para a nossa gente. Para citar alguns exemplos, neste ano implantamos uma equipe e-multi e em forma de mutirão realizamos mais de duas mil consultas em especialidades médicas”, cita Zenilda.

 

Muito foi feito desde dezembro de 2022, quando a atual gestão assumiu a prefeitura: “tínhamos nove médicos e hoje são 25. A UPA agora tem pediatra, estamos abrindo farmácias nos postos, tínhamos 44 agentes de saúde e hoje são mais de 80”, cita Francieli.