
Prefeitura de Canoinhas investe R$ 6 milhões na entrega gratuita de medicamentos à população

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
A Prefeitura de Canoinhas destinou R$ 6 milhões nos últimos 12 meses para garantir a entrega gratuita de medicamentos à população. “Nós estamos avançando com a compra e distribuição de medicamentos. Implantamos a farmácia na unidade de saúde do bairro Piedade e agora no posto da Cohab I”, destaca a prefeita Juliana Maciel.
Para garantir cada vez mais o acesso à medicação, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou vários investimentos. “O principal foi a Central de Abastecimento Farmacêutico. Com ela nós conseguimos comprar em maior quantidade e manter estoque: o que antes não era possível”, lembra a secretária Francieli da Costa Colla.
De acordo com a secretária, a descentralização da entrega de medicamentos é um dos avanços importantes na gestão da saúde no município. “As farmácias nas unidades de saúde dos bairros evitam deslocamentos longos e agilizam o tratamento dos pacientes. Além disso, estamos trabalhando para manter os estoques abastecidos e garantir que ninguém fique sem o que precisa”, explica.
São sete pontos de entrega de medicamentos em Canoinhas: UBS do Campo d’Água Verde, policlínica, UBS Piedade, epidemiologia, UBS Cohab 1, Caps e Centro de Intervenção.
Canoinhas passou a ter, em 2023, farmácia na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas também. “O acesso a medicamentos é um direito e, mais do que isso, uma questão de dignidade. Esse investimento mostra nosso compromisso com uma saúde pública que atenda de verdade as pessoas”, afirma a vice-prefeita, Zenilda Lemos.
A secretária também reconhece que, em alguns momentos, pode haver falta pontual de determinados itens. “Sabemos que ainda podem ocorrer situações de desabastecimento, mas estamos empenhados para que isso seja cada vez mais raro e excepcional”, conclui Francieli.
Deixe seu comentário