Canoinhas pode criar selo "Empresa Amiga dos Autistas" para incentivar inclusão

O projeto de lei, de autoria dos acadêmicos Letícia Voigt e Gabriel Vinicius de Lima, que sugere a criação do selo "Empresa Amiga dos Autistas", foi apresentado durante sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Canoinhas, realizada na sede da UGV Canoinhas, no mês de junho

Por Da Redação

Canoinhas pode criar selo "Empresa Amiga dos Autistas" para incentivar inclusão

O município de Canoinhas poderá ganhar o selo “Empresa Amiga dos Autistas”, iniciativa que visa reconhecer e valorizar estabelecimentos comerciais que adotem práticas inclusivas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto de lei, de autoria do vereador André Flenik, foi apresentado no último dia 11 de agosto na Câmara de Vereadores. A proposta prevê que o selo seja concedido a empresas que realizem ações como adaptações nos ambientes, capacitação de equipes e oferta de oportunidades de trabalho para pessoas autistas.

Segundo Flenik, a medida busca estimular a responsabilidade social, combater o preconceito e ampliar as oportunidades de inclusão social e profissional.

“Ainda há muitos desafios enfrentados por pessoas autistas no mercado de trabalho. O selo é um reconhecimento simbólico, mas com grande potencial de incentivar mudanças práticas nas empresas”, afirmou o vereador.

O texto autoriza o Poder Executivo a regulamentar a concessão do selo, sem criar obrigações diretas para a administração pública, funcionando como incentivo à diversidade e à acessibilidade. Caso seja aprovado, o “Empresa Amiga dos Autistas” poderá se tornar um marco no fortalecimento da inclusão em Canoinhas.

Origem da proposta


A ideia surgiu durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, realizada em junho na sede da UGV Canoinhas. Na ocasião, acadêmicos do curso de Direito (1º e 3º períodos) apresentaram 16 propostas de leis e requerimentos, abordando temas como proteção animal, saúde mental, mobilidade urbana, inclusão social e sustentabilidade.
Entre as propostas, destacou-se o projeto elaborado pela acadêmica Letícia Voigt, que sugeriu a criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas” no município. A iniciativa busca reforçar o compromisso das empresas com a diversidade e a responsabilidade social, por meio de ações de inclusão e acessibilidade para pessoas com TEA.

“Ainda há muitos desafios enfrentados por pessoas autistas no mercado de trabalho. O selo é um reconhecimento simbólico, mas com grande potencial de incentivar mudanças práticas nas empresas”, destacou Letícia.

A sessão contou com a presença do diretor-geral da UGV, Adaílton Marcelo Lehrer; do secretário de Governo, Carlos Eduardo Vipievski, representando a prefeita Juliana Maciel; professores; e todos os vereadores da Casa.

Clique aqui e acompanhe o projeto completo: Link do projeto completo