

-
Doença é caracterizada pelo surgimento de erupções vesiculares nas mãos, pés e na mucosa oral (Fotos: Reprodução- Internet)
Doença contagiosa, comum na rede municipal de ensino, é transmitida por contato direto e objetos compartilhados; autoridades orientam sobre prevenção e sintomas
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras através da Vigilância em Saúde, divulgou na tarde desta quinta-feira, 09, um vídeo institucional, alertando sobre uma doença altamente transmissível e muito presente em crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.
Trata-se da síndrome "mão-pé-boca". Uma doença contagiosa e que está crescendo entre o público infantil. Essa doença se caracteriza por lesões nas regiões da boca, mãos e pés sendo na maioria das vezes, acompanhada por febre leve ou moderada.
De acordo com o enfermeiro coordenador da Vigilância em Saúde, a transmissão desta Síndrome ocorre por contato direto entre pessoas e principalmente através de objetos compartilhados como por exemplo: brinquedos e materiais de uso individual.
"Ela não é uma doença grave, ela é uma doença fácil de diagnosticar e fácil de tratar", comenta o enfermeiro.
Ainda segundo o responsável pelo Setor de Vigilância em Saúde, algumas medidas podem ajudar na prevenção. Higienizar bem as mãos, pés e a região bucal, usar sempre o álcool em gel, manter o ambiente ventilado, não compartilhar talheres, copos, mamadeiras e chupetas.
Caso seu filho apresente qualquer lesão suspeita ou característica desta síndrome, procure atendimento médico imediatamente.
Acompanhe INFORMAÇÕES no vídeo abaixo:
Tags
- Alerta
- crianças
- Cuidados
- MÃO-PÉ-BOCA
- saúde
- TRÊS BARRAS
Deixe seu comentário