 
									 
									- 
								Divulgação (Fotos: Divulgação) 
Na última quarta-feira, 29 de outubro, o auditório do Sicoob Credinorte, em Mafra, foi palco do 1º Seminário de Oncologia do Planalto Norte – Da Prevenção ao Tratamento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, com apoio da Prefeitura Municipal e de diversas instituições parceiras, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro, o Giro de Mafra e o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul.
O encontro teve como propósito fortalecer o debate sobre o enfrentamento ao câncer, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos avanços no tratamento, além de promover a integração entre os setores que compõem a rede de atenção oncológica na região.
Esta primeira edição do seminário reuniu cerca de 350 pessoas, entre profissionais da saúde, autoridades e comunidade para debater prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer. Vale destacar que estiveram presentes 14 municípios com vários munícipes inscritos.
Abertura e presença de autoridades
A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito Carlos Nitz, que representou o prefeito Emerson Maas; do presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcos Witt; da gerente regional de Saúde de Mafra, Cíntia Muller de Aguiar Sbalcheiro; do secretário municipal de Saúde e coordenador da CIR Planalto Norte, Plínio Saldanha de Oliveira; e do diretor administrativo do Hospital Sagrada Família, Fernando Nardino.
Durante os pronunciamentos, as autoridades destacaram a relevância do evento como marco para a região. “A troca de experiências e a disseminação de conhecimento são fundamentais para fortalecer o cuidado com os pacientes oncológicos e para salvar vidas”, ressaltou o secretário Plínio Saldanha.
O vice-prefeito, Carlos Nitz, parabenizou os organizadores do evento e revelou que haverá em 2026 uma segunda edição do seminário e que acontecerá em São Bento do Sul.
Programação da manhã: acolhimento e histórias de superação
A programação técnica iniciou com a palestra da psicóloga Dra. Ivonete Emerich Pacheco, que abordou o tema “Acolher-se para florescer: o autocuidado como processo de vida”.
Na sequência, o público acompanhou o podcast ao vivo “Histórias de Emoção – Foca no Palco”, conduzido pela professora Cláudia Buss, com relatos inspiradores das convidadas Alci Terezinha Leite, Vanessa Zamaro Batista Sigrist e Joyce Zanetti Silva.
O momento mais emocionante do evento foi a homenagem ao jovem Thiago Eduardo Cidral Rudnick, de 18 anos, que mobilizou Mafra e região em uma campanha por doadores de medula óssea. Seus familiares participaram do seminário reforçando a importância do gesto solidário que pode salvar vidas.
Encerrando o período da manhã, o advogado Dr. José Renato Buss ministrou a palestra “Direitos dos Pacientes Oncológicos”, esclarecendo aspectos legais e garantias previstas em lei para pessoas em tratamento contra o câncer.
Tarde de atualização científica
No período da tarde, o seminário prosseguiu com palestras técnicas voltadas aos profissionais da área da saúde.
A Dra. Daniela Ávila Nesselo, ginecologista e mastologista, apresentou o tema “Atualizações em câncer de mama: fatores de risco, pacotes de alto risco e principais mutações genéticas”.
Na sequência, o Dr. Francisco Mário Zocolla, cancerologista, falou sobre “Tratamento cirúrgico: reconstrução e oncoplastia”.
O Dr. Gregori Conte Tondello, oncologista clínico, abordou os principais tratamentos adjuvantes — quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia — e, encerrando a programação, o fisioterapeuta Dr. Fernando Gasparotto tratou do tema “Recuperação pós-cirúrgica oncológica e o impacto da fisioterapia”.
Encerramento
O evento foi encerrado com agradecimentos às autoridades, palestrantes e participantes. Em sua fala final, a organização reforçou que o seminário representa um marco no fortalecimento da atenção oncológica regional, incentivando a integração entre profissionais, gestores e comunidade.
“Que as reflexões e aprendizados compartilhados hoje contribuam para fortalecer o cuidado, a empatia e o trabalho conjunto em prol dos pacientes oncológicos”, destacaram as organizadoras – Josiane Tracz e Sidinéia Nepomuceno Pinto.
Tags
- Corte
- Costura
- Curso
- Gratuito
- Prefeitura
 
		 
					 
		.png?1705413865) 
		 
		 
		 
		
Deixe seu comentário