Ciclone extratropical causa estragos no Planalto Norte e mobiliza Bombeiros

Mais de 25 ocorrências foram atendidas envolvendo quedas de árvores e riscos estruturais em vários municípios.

Por Da Redação Correio do Norte

.

A passagem de um ciclone extratropical ontem, quarta-feira (10), provocou fortes rajadas de vento, chuvas intensas e diversos transtornos no Planalto Norte de Santa Catarina. As condições severas atingiram vários municípios da região, derrubando árvores, causando riscos estruturais e bloqueando vias. Desde ontem até hoje, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio das equipes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, atendeu a múltiplas ocorrências relacionadas aos efeitos do fenômeno climático.

Os ventos intensos, comuns na atuação de ciclones extratropicais, afetaram principalmente áreas com grande concentração de vegetação, ocasionando quedas de árvores e ameaças de colapso em estruturas naturais e artificiais. Em diversas localidades, foi necessário realizar cortes preventivos, isolar áreas de risco e avaliar pontos que apresentavam perigo à população.

Confira o balanço das ocorrências atendidas:

Irineópolis:

01 ocorrência de averiguação e corte de árvore.

Três Barras:

02 ocorrências de averiguação e corte de árvores;

02 ocorrências de risco potencial.

São Bento do Sul:

10 ocorrências de averiguação e corte de árvores;

02 ocorrências de risco potencial.

Papanduva:

01 ocorrência de averiguação de árvore (sem necessidade de corte);

02 ocorrências de risco potencial.

Porto União:

02 ocorrências de averiguação e corte de árvores;

01 ocorrência de risco potencial.

Rio Negrinho:

02 ocorrências de averiguação e corte de árvores.

Campo Alegre:

01 ocorrência de averiguação de árvore (sem necessidade de corte).

Mafra:

04 ocorrências de averiguação e corte de árvores;

01 ocorrência de risco potencial.

As equipes seguem em alerta, pois o solo encharcado e a possibilidade de novas rajadas de vento podem manter o risco de quedas de árvores e deslizamentos. O CBMSC orienta a população a evitar locais com estruturas danificadas, árvores inclinadas ou fiação exposta e reforça que situações de risco devem ser comunicadas imediatamente ao serviço de emergência.