Incêndio atinge estufa de fumo no interior de Mafra

Fogo foi registrado na localidade de Guarupu no início da tarde desta segunda-feira

Por Da Redação Correio do Norte

Cerca de 800 quilos de tabaco estavam em processo de secagem no local

Por volta das 12h56 desta segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Mafra foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em uma estufa de fumo na Estrada Geral da localidade de Guarupu, no interior do município, a aproximadamente 35 quilômetros do centro da cidade.

Ao chegar ao local, a equipe confirmou que o incêndio atingia uma estufa de fumo com área aproximada de 55 metros quadrados, já em fase de desenvolvimento completo. Apesar da intensidade do fogo, a cobertura de zinco com manta térmica e a maior parte das paredes de alvenaria permaneceram preservadas.

Os próprios moradores agiram rapidamente, mantendo as portas da estufa fechadas para confinar o incêndio e realizando o resfriamento das áreas próximas com o auxílio de uma mangueira e de um caminhão-pipa. No interior da estrutura havia cerca de 800 quilos de tabaco em processo de secagem.

Segundo relato da proprietária, o incêndio teve início por volta das 12h40, quando foi percebida a saída de fumaça e cinzas na região do chamado “flat”, equipamento responsável pela admissão de ar da estufa. Anexas à estrutura atingida, havia outras duas estufas com fardos de fumo e um depósito com equipamentos como gerador e roçadeiras, que não sofreram danos.

Os bombeiros realizaram o combate às chamas, o rescaldo e o resfriamento da estufa e das áreas adjacentes, utilizando aproximadamente 8 mil litros de água. Após cerca de duas horas de trabalho, foram repassadas orientações de segurança ao proprietário. Em seguida, a ocorrência foi encerrada e a equipe retornou ao quartel.