Medicamentos usados para emagrecimento e estética estavam escondidos em embalagens para tentar enganar fiscalização; três pessoas foram levadas para a delegacia

Policiais da Polícia Rodoviária Federal apreenderam 83 ampolas de medicamentos de origem estrangeira transportadas de forma irregular na manhã de domingo (8), na região de Canoinhas. As substâncias, usadas em tratamentos estéticos e de emagrecimento, estavam escondidas dentro de caixas de perfume para tentar despistar a fiscalização. Três pessoas que estavam no veículo foram detidas.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram diversas caixas de perfumes no interior do carro. No entanto, o peso das embalagens levantou suspeitas da equipe. Ao verificarem o conteúdo, os agentes descobriram que, no lugar dos frascos de perfume, havia ampolas de medicamentos, entre elas de tirzepatida e outras substâncias terapêuticas, embaladas com fitas e plástico preto.

No total, foram apreendidas 83 ampolas de marcas paraguaias. O proprietário do carro relatou que buscou os produtos na fronteira e que a mercadoria seria revendida de forma irregular na região do Planalto Norte de Santa Catarina. Um casal que também estava no veículo afirmou que apenas ajudava no transporte, alegando que o dono do automóvel estava com a carteira de habilitação vencida.

Os três envolvidos e o material apreendido foram encaminhados para a Polícia Federal em Joinville. O grupo poderá responder por crime relacionado à falsificação ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a 15 anos de prisão. O veículo também foi apreendido, e os medicamentos deverão ser encaminhados à Receita Federal do Brasil para os procedimentos de destruição.

Tags

  • fiscalização
  • medicamento
  • PRF
  • Transporte Ilegal