Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, o céu limpo e as temperaturas chegando abaixo de 4°C nos pontos mais altos da Serra tornaram favoráveis as condições para a formação de geada

A madrugada deste sábado, 9, foi marcada por um cenário de tempo firme e frio em Santa Catarina. O estado experimentou temperaturas baixas nas áreas mais altas, especialmente no Planalto Sul e na Serra Catarinense, onde geada foi registrada pontualmente.

Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, o céu limpo e as temperaturas chegando abaixo de 4°C nos pontos mais altos da Serra tornaram favoráveis as condições para a formação de geada, fenômeno que afeta principalmente as plantações de frutas e hortaliças. Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que a formação de geada foi restrita às áreas mais altas do Planalto Sul e Serra, e não se estendeu para as demais regiões do estado. 

Temperaturas e Condições Meteorológicas


Segundo a Defesa Civil, no amanhecer deste sábado, as temperaturas variaram entre 8°C e 10°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, com 4°C nas áreas mais altas da Serra. Nas regiões do Litoral e do Oeste, as temperaturas eram mais amenas, variando entre 11°C e 19°C.

O vento de quadrante Sul, que já foi identificado como moderado, se mantém ao longo do dia. No Litoral catarinense, as rajadas de vento podem alcançar 50 km/h, o que provoca aumento na agitação marítima e oferece risco moderado para atividades de pesca e navegação. O alerta também é válido para a região da Grande Florianópolis, onde as rajadas podem trazer riscos de danos à rede elétrica, queda de galhos e até destelhamentos nas áreas serranas.

Tags

  • Geada
  • Santa Catarina
  • Temperatura