
Oscar® 2025: Ainda Estou Aqui vence prêmio de Melhor Filme Internacional

-
Filme brasileiro ganha Oscar de melhor filme Estrangeiro (Fotos: Divulgação)
Filme Original Globoplay conquistou estatueta inédita na história do cinema brasileiro em cerimônia em Los Angeles.
Ainda Estou Aqui, primeiro Filme Original Globoplay, venceu o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. A vitória é inédita para o Brasil, sendo a primeira estatueta para o país na categoria desde a edição inaugural da premiação, em 1929. O anúncio foi realizado na noite deste domingo (2) no Dolby Theatre, em Los Angeles, EUA.

-
Filme brasileiro ganha Oscar de melhor filme Estrangeiro (Fotos: Divulgação)
O cineasta brasileiro recebeu a estatueta das mãos de Penélope Cruz e dedicou a vitória a Eunice Paiva:
"Obrigado em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro. É uma honra receber esse prêmio em um grupo tão extraordinário de cineastas".
"Dedico esse prêmio a uma mulher que depois de uma perda, durante um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado a ela, o nome dela é Eunice Paiva. E dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que derem vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro".

-
Walter Salles (Fotos: Divulgação)
Na plateia, Fernanda Torres vibrava visivelmente emocionada com a vitória do filme brasileiro e o discurso de Walter. A estrela brasileira concorria ao Oscar de Melhor Atriz, mas a estatueta ficou com Mikey Madison por seu trabalho em Anora.
Ainda Estou Aqui também concorria como Melhor Filme, mas o Oscar da categoria ficou com Anora.
Na disputa, Ainda Estou Aqui superou títulos com temáticas opostas. O musical Emilia Pérez, indicado a 13 Oscars e representante da França, era considerado um dos favoritos após ter vencido como Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, Critics Choice Awards e no Bafta.
Em paralelo, havia uma ascensão na candidatura de Flow, o desenho originário da Letônia, que vinha se destacando na categoria de Melhor Animação, com vitórias também no Globo de Ouro e no Spirit Awards como Filme Internacional. A Garota da Agulha (produzido na Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha, França e Irã) corriam por fora.
No elenco, além de Fernanda Torres e Selton Mello, estão nomes como Fernanda Montenegro (como Eunice Paiva, na segunda fase), Valentina Herszage, Antonio Saboia, Olivia Torres, Dan Stulbach, Humberto Carrão, Camila Márdila e Daniel Dantas.
Nos cinemas, já foram registrados mais de 5 milhões de espectadores no Brasil – é o filme nacional de melhor desempenho após a pandemia. Em todo o mundo, conforme o Box Office Mojo, o longa arrecadou mais de US$ 27 milhões, ainda em exibição países como Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Espanha e Austrália.

-
Filme brasileiro ganha Oscar de melhor filme Estrangeiro (Fotos: Divulgação)

-
Filme brasileiro ganha Oscar de melhor filme Estrangeiro (Fotos: Divulgação)
ASSISTA O TRAILER DO FILME: Trailer do Filme: Ainda estou Aqui
-
Walter Salles (Divulgação)
-
Filme brasileiro ganha Oscar de melhor filme Estrangeiro (Divulgação)
Tags
- Ainda Estou Aqu
- Ainda Estou Aqui
- Oscar
- Oscar 2025
Deixe seu comentário