Na última quarta-feira, aconteceu a Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Prêmio Iolanda Trevisani.

A sessão foi presidida pela vereadora Kátia Oliskowski, que, ao abrir os trabalhos, destacou ser uma honra presidir o evento. Ela cumprimentou a vice-prefeita Zenilda Lemos, as colegas vereadoras Tati e Rosi, a representante da OAB/SC e de Canoinhas, Simone Mery Adur Juraszek, o vereador Ivan Krauss, o ex-deputado Dr. Antonio Aguiar, o Major Nauro Ricardo Mück, os servidores da casa, o público presente e os que acompanharam a cerimônia pelas redes sociais da Câmara, especialmente as homenageadas e suas respectivas famílias.

Em sua fala, Kátia lembrou: “Esta é uma data que simboliza a luta, a força e a resiliência das mulheres ao redor do mundo. Hoje, celebramos não apenas as conquistas que já alcançamos, mas também refletimos sobre os desafios que ainda enfrentamos. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é um lembrete poderoso da luta histórica das mulheres por igualdade, respeito e direitos. Desde a conquista do direito ao voto até a luta contra a violência de gênero, cada passo dado foi resultado de coragem e determinação. No entanto, sabemos que ainda há muito a ser feito.”

A vereadora também ressaltou que, em muitos lugares, as mulheres ainda enfrentam desigualdades em diversas áreas, como no mercado de trabalho, na saúde e na política. “Dados alarmantes mostram que a igualdade de gênero ainda está longe de ser uma realidade. Precisamos nos unir para mudar essa narrativa, para que as futuras gerações possam viver em um mundo onde a igualdade não seja apenas um ideal, mas uma realidade”, afirmou.

Kátia ainda falou sobre o contexto alarmante da violência contra as mulheres, mencionando que o Brasil é o 5º país em homicídios contra mulheres, com 13 mulheres mortas por crimes bárbaros a cada dia. Ela concluiu sua fala destacando a importância do prêmio entregue na noite, em homenagem a Iolanda Trevisani: “Iolanda foi uma professora que dedicou sua vida ao ensino e à dignidade da comunidade, além de ser a primeira mulher vereadora de Canoinhas (1965-1968). Apesar de enfrentar as dificuldades da paralisia infantil, Iolanda nunca desistiu de seus objetivos.”
A vereadora ainda fez questão de ressaltar que existem muitas "Iolandas" escondidas nos lares canoinhenses: mulheres que, anonimamente, transformam a vida de suas famílias e constroem pontes de amor e conhecimento. "Gostaria de falar da minha mãe, minha primeira professora, uma mulher guerreira, forte, determinada e pilar central da nossa família. Minha Iolanda Trevisani particular. Gratidão por tudo o que fez e continua fazendo em nossas vidas. Que cada um de vocês possa abraçar as suas Iolandas e dizer-lhes o quanto são valiosas."

A cerimônia seguiu com um clima de gratidão e reconhecimento, celebrando as conquistas e a importância das mulheres na sociedade.

A vice-prefeita Zenilda Lemos, representando a prefeita Juliana Maciel, iniciou sua fala justificando a ausência da prefeita, que acompanhava o Governador Jorginho Mello em compromisso na região. Zenilda destacou que a noite era de grande alegria e reconhecimento, e falou sobre a luta diária das mulheres e o quanto é desafiador ser mulher na sociedade, sempre provando a capacidade feminina e a força de suas conquistas. "Com o tempo, vamos conquistando nossos espaços, e hoje vemos muitas mulheres à frente de muitas áreas. Imagino o quão difícil foi no passado, mas vemos muitas mulheres guerreiras aqui hoje", afirmou.

Ela ainda enfatizou: “Não queremos competir com os homens, mas sim garantir o nosso direito à igualdade, construir uma sociedade juntos que seja boa para todos. Parabéns às homenageadas e suas famílias."

As homenageadas foram:
Izabel Mattos Mota
Marli Terezinha Dreweck Mota
Pollyana Soares Martins
Maria Eurli Jungles Hudzinski
Silvete de Fátima Côrrea de Castro
Lucia Soares de Lima

Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Prêmio Iolanda Trevisani.
  • Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Prêmio Iolanda Trevisani. (Fotos: Ascom)

Tags

  • Dia internacional da mulher
  • mulheres