O sonho de uma Mafra empreendedora vem sendo construído pela administração municipal há cerca de 4 anos, com resultados positivos no estado de Santa Catarina e também no País. Mas as ações não param. Depois de incentivar o empreendedorismo na escola, no turismo e até mesmo na alimentação escolar, a administração municipal inova neste ano, com a primeira Escola de Negócios do Brasil. A aula inaugural da primeira turma da Escola de Negócios, “Dos primeiros passos à primeira empresa” aconteceu na sexta-feira, 4 de abril, na Amplanorte, com a presença de alunos, gestores de escolas, pais, além de representantes das instituições parceiras ao projeto e das autoridades locais.

A Escola de Negócios é um projeto piloto e inovador da Prefeitura de Mafra, em parceria com o Sebrae, que tem por objetivo capacitar os jovens para o empreendedorismo e o mercado de trabalho, fortalecendo a economia local e abrindo novas oportunidades futuras. Está sendo ofertada de forma gratuita para os cerca de 50 alunos do ensino médio inscritos. Visa oportunizar aos alunos egressos do JEPP ampliar os conhecimentos sobre suas próprias capacidades e desenvolver atitudes empreendedoras, tanto na vida pessoal como profissional.

Celeiro de ideias

O Prefeito Emerson Maas destacou que, com a Escola de Negócios, a administração está colocando a cereja no bolo do empreendedorismo. “Estamos sendo reconhecidos estadual e nacionalmente pelo trabalho que estamos desenvolvendo, com o município ocupando os primeiros lugares nessa área. Esse novo projeto, pioneiro no Brasil, veio para consolidar todo esse trabalho”, afirmou. Maas disse desejar que “Mafra seja um grande celeiro de ideias e pensamentos empreendedores”. Parabenizou às famílias e os parceiros que estão fazendo parte dessa mudança pela qual Mafra está passando.

O vice-prefeito, Carlos Nitz parabenizou o Prefeito Maas, as empresas apoiadoras do projeto, bem como as empresas parceiras do Sistema S – SEBRAE, SENAC e SESC. Aos jovens disse ser uma grande oportunidade de futuro e desejou sucesso a todos.

O Vereador João Celso Cardoso, representante da Câmara de Vereadores de Mafra salientou a importância da Escola de Negócios, para que no futuro esses alunos possam se tornar grandes empresários. “Com esse projeto piloto, Mafra só tem a ganhar”, afirmou

Apoio e incentivo

A Secretária de Educação, Jamine Henning destacou que o projeto iniciou no ensino fundamental com os Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP e agora terá sequência com a Escola de Negócios, junto aos alunos do ensino médio. Disse estar muito feliz com a inovação e enfatizou que a Educação já apoiava e incentivava as crianças a pensarem em ser empreendedores no futuro, e hoje, com a escola, incentiva os jovens adolescentes a não pararem esse pensamento e a darem continuidade para serem empreendedores.

A Escola de Negócios conta com as seguintes Secretarias Municipais, empresas e instituições apoiadoras: Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Moinhos Werner, Calbos, Biopower, Grey Beer, Senac, Sebrae, CDL, ACIM.