Na última terça-feira, dia 29, o município de Mafra sediou a Conferência Municipal das Cidades, um espaço democrático de diálogo entre governo e sociedade civil, com o objetivo de construir propostas para o desenvolvimento urbano sustentável. O evento, que ocorreu no auditório da Amplanorte, reuniu cerca de 90 pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade, além de técnicos e gestores públicos.

Durante a solenidade oficial, o prefeito Emerson Maas declarou aberta a 7ª Conferência da Cidade de Mafra e destacou a importância do planejamento urbano. “Esta conferência é um passo fundamental para que possamos pensar juntos soluções para mobilidade, habitação, saneamento e sustentabilidade. É um momento de união de forças pelo bem comum”, afirmou. Maas destacou a parceria entre as cidades de Mafra e Rionegro, resgatando o termo RioMafra, o estreitamento das relações entre os executivos das duas cidades e a necessidade da formulação de parcerias em diversos setores que afetam diretamente a vida dos Riomafrenses.

A conferência teve como tema central “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, alinhando-se às diretrizes do Ministério das Cidades e das etapas estaduais e nacionais que ocorrerão em seguida. Grupos de trabalho debateram eixos como mobilidade urbana, regularização fundiária, habitação, meio ambiente e planejamento territorial. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão Mafra na etapa estadual da conferência. (Vide site)

O evento reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e a construção coletiva de políticas públicas, demonstrando que o futuro da cidade deve ser pautado pelo diálogo e pela participação ativa dos cidadãos.

O futuro já começou

Na abertura da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Mafra, Maas apresentou avanços concretos como: parceria público-privada para iluminação pública moderna; energia solar, reconhecimento facial e Wi-Fi público; estacionamento rotativo inteligente, criação do Consórcio RioMafra com integração entre os municípios e os estados de Santa Catarina e Paraná; novo Festival Gastronômico de RioMafra e uso do rio Negro como vetor de desenvolvimento turístico e econômico. Finalizou destacando que o futuro não é mais um plano, ele já começou em Mafra, “pois estamos trabalhando hoje para garantir uma cidade mais moderna, segura e inteligente para as próximas gerações”.

O vice-prefeito Carlos Nitz disse que a reunião é um grande compromisso de todos, pois as discussões desse dia nortearão o futuro que se quer para a cidade. “O crescimento de Mafra hoje é perceptível e elogiável, tanto com os trabalhos realizados pelo setor público, como pelos investimentos privados. Por isso acredito que estamos no caminho certo”, afirmou, desejando aos presentes que as discussões propiciem rumos ainda mais adequados à cidade de Mafra”, afirmou.

Também presente na abertura do evento, o Prefeito de Rio Negro, Alessandro von Linsingen agradeceu o convite para participar na discussão do futuro de Mafra. “Não tem como discutir Mafra sem discutir Rio Negro junto e vice-versa”, declarou. Para ele o momento é importante pois pensa o futuro dos mafrenses e, e consequência, dos rionegreneses que sentem os reflexos do que acontece em Mafra.

O presidente da Câmara Municipal de Mafra, José Marcos Witt ressaltou a relevância do diálogo entre os poderes e a sociedade. “Estamos aqui para ouvir e contribuir. Nosso papel, enquanto legislativo, é garantir que as decisões e propostas que surgirem aqui tenham respaldo legal e se transformem em políticas públicas eficazes, declarou. Parabenizou a todos pelo evento.

A Presidente do Conselho Superior de Mafra, Crisley Maria Fuchs destacou a importância da Conferência, que reuniu governo e sociedade civil para debater e formular as políticas urbanas da cidade. “A cidade que queremos, mais inteligente, mais inclusiva e com justiça social precisa dessa discussão com toda sociedade”, declarou agradecendo a presença de todos.

As propostas apresentadas e os delegados eleitos estão descritos no site da Prefeitura de Mafra, podendo ser acessados AQUI.