logo RCN

Ultimas :

14/05/2025 13:55
Morte Divaldo Franco

Quem foi Divaldo Franco, expoente espírita que faleceu aos 98 anos em Salvador?

Por

Fonte: Redação

 Publicado 14/05/2025 13:25  – Atualizado 14/05/2025 13:55

  • Morre Divaldo Franco, aos 98 anos (Fotos: Mansão do Caminho)

Considerado um dos maiores lideres espíritas do Brasil, médium faleceu nesta terça-feira (13), após sofrer falência múltipla dos órgãos.

Nascido em Feira de Santana, município situado a aproximadamente 100 km de Salvador, ele dedicou mais de sete décadas ao espiritismo. Colheu os resultados de toda essa dedicação ao se firmar como um dos líderes espíritas mais admirados no campo.

Divaldo Franco, médium e líder espírita
  • Divaldo Franco, médium e líder espírita (Fotos: Imagem/TV Bahia)

O corpo de Divaldo Franco será velado em Salvador
Sua jornada começou a se destacar em 1952, quando criou a Mansão do Caminho, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A instituição recebe e ensina milhares de crianças que antes viviam em situação de pobreza extrema. Embora não tivesse descendentes biológicos, ele era considerado pai de cerca de 685 indivíduos que acolheu e orientou ao longo dos anos na organização espírita.
Na década de 1960, Divaldo iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico, transformando a entidade em um grande complexo educacional. Até hoje, o espaço atende crianças, jovens e famílias inteiras de baixa renda, com atividades diversas, ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes e atendimento de saúde.
Todo o trabalho é mantido com a venda dos livros mediúnicos e das gravações de palestras, seminários, entrevistas e mensagens do próprio Divaldo. O médium é autor de mais de 250 livros, muitos deles psicografados a partir de histórias de diversos espíritos. Em 2015, ganhou uma biografia assinada pela jornalista Ana Landi.

Mansão do Caminho uma das principais obras de Divaldo Franco
  • Mansão do Caminho uma das principais obras de Divaldo Franco (Fotos: Reprodução/Globo)


Mediunidade descoberta na infância
Nascido em 5 de maio de 1927, Divaldo Franco é o caçula de 13 irmãos. A biografia disponível na Mansão do Caminho conta que ele desenvolveu a mediunidade ainda na infância, mas sofreu com críticas e até surras dos pais que não entendiam e consideravam suas visões "demoníacas".
Com isso, seu contato inicial com o espiritismo foi difícil. Além da discriminação no meio familiar, Divaldo precisou lidar com visões perturbadoras e um espírito obsessor que o perseguia aos 7 anos.
A situação só melhorou anos depois, quando Divaldo enfrentou um problema de saúde que o deixou por meses acamado. Após recorrer a diversos médicos, a família enfim aceitou que uma médium o visitasse. Foi ela quem entendeu que ele era oprimido por um espírito e identificou sua mediunidade.

Divaldo Franco e Chico Xavier
  • Divaldo Franco e Chico Xavier (Fotos: Mansão do Caminho)


Movimento 'Você e a Paz'
Entre as contribuições sociais de Divaldo está a criação do evento ecumênico "Movimento Você e a Paz". Idealizado por ele em 1998, o encontro nasceu com a proposta de ser uma atividade sem caráter religioso ou político e costuma ocorrer anualmente em Salvador, às vésperas do Natal, reunindo multidões para ouvir as mensagens de força e união apresentadas por líderes de diversas religiões.
De acordo com a Mansão do Caminho, mais de 75 cidades em 14 países aderiram à iniciativa. Só no Brasil, há registros do evento em 60 municípios, espalhados em 12 estados.
Em 2024, na 27ª edição do movimento na capital baiana, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown estiveram entre as personalidades presentes. Já em tratamento contra o câncer na bexiga, Divaldo não compareceu ao encontro no Terreiro de Jesus. Na ocasião, um vídeo gravado por ele foi exibido ao público.
Para o adeus, um ato aberto ao público será realizado das 9h às 20h de quarta-feira (14), no ginásio de esportes da Mansão do Caminho para que as pessoas prestem suas últimas homenagens. A pedido do médium, as cerimônias póstumas serão de curta duração, sem cortejo em carro aberto e o caixão permanecerá fechado. O sepultamento será às 10h de quinta (15), no Cemitério Bosque da Paz.

Velório de Divaldo Franco
  • Velório de Divaldo Franco (Fotos: Devid Santana / BNews)

Assista ao Trailer do filme: “Divaldo: O Mensageiro da Paz”: Conheça o filme sobre Divaldo Franco. História do líder espiritual foi contada no cinemas no ano de 2019, abordando desde a infância até a fase adulta.

Divaldo: O Mensageiro da Paz

  • Divaldo Franco, médium e líder espírita (Imagem/TV Bahia)

  • Mansão do Caminho uma das principais obras de Divaldo Franco (Reprodução/Globo)

  • Divaldo Franco e Chico Xavier (Mansão do Caminho)

  • Velório de Divaldo Franco (Devid Santana / BNews)

Tags

  • Divaldo Franco
  • espiritismo
  • Líder espírita
  • Morre Divaldo Franco
  • Velório Divaldo franco

Deixe seu comentário

Mais lidas