Entre quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a previsão indica o retorno da chuva intensa em Santa Catarina, com risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente na metade oeste do estado.

Além disso, estão previstas condições para temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo. Nesses casos, o risco é considerado de baixo a moderado.

A chuva se inicia na madrugada de quinta-feira (19), atingindo inicialmente as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se propaga para as demais regiões do estado ao longo do dia. A instabilidade está associada à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil, que deve se afastar para o mar ao final da sexta-feira (20).

O risco geral para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais é classificado como baixo a moderado.

Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina


  • Durante temporais: Busque abrigo em local seguro, afastado de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento.
  • Em caso de ventos fortes: Evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia elétrica.
  • Durante alagamentos: Não tente atravessar ruas alagadas ou estruturas submersas como pontes e pontilhões.
  • Fique atento aos avisos oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina e acompanhe as atualizações das condições meteorológicas pelos canais oficiais.

Tags

  • chuvas
  • Santa Catarina
  • temporais