UMA CASA, UM ROTEIRO E MEMÓRIAS: O Ensino de História através do Distrito de Marcílio Dias.

Notícia de Canoinhas: As construções de madeira no Distrito de Marcílio Dias representam um importante patrimônio cultural que reflete a memória e a história da região. Essas casas, erguidas no início do século XX, não apenas demonstram a técnica construtiva da época, mas também revelam o estilo de vida e os costumes dos antigos moradores locais. A preservação dessa arquitetura de madeira é essencial para entender a transformação da paisagem urbana do município e refletir sobre o processo de exploração dos recursos naturais na região do Contestado.

O roteiro elaborado para explorar essas construções de madeira como recurso pedagógico no ensino de História busca não apenas apresentar as 18 paradas de arquitetura selecionadas, mas também fornecer atividades práticas e planos de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio. Espera-se que os professores e estudantes, visitantes possam utilizar esse material de forma eficaz para desenvolver uma compreensão histórica das transformações ao redor e fortalecer o senso de identidade e pertencimento à comunidade local.

Sobre o autor: JEFFERSON CHAGAS
Natural de Canoinhas SC, atualmente mora na Cidade de Joinville/SC
Possui Mestrado em Ensino de História na Universidade Federal de Santa Catarina ( 2024) – UFSC, graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014),graduação em pedagogia pela Uninter (2018 ). Professor em regime estatutário de História e Sociologia da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e atualmente mora na Cidade de Joinville SC.

Tags

  • canoinhas
  • Cultura
  • Educação
  • Escritores
  • HISTÓRIA
  • Livros
  • Marcílio Dias