A prefeita em exercício de Canoinhas, Zenilda Lemos, recebeu nesta segunda-feira, 1 de julho, o tenente-coronel BM Diego Felipe Marzarotto, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas.
Na pauta, o apoio do Município de Canoinhas à instituição e também a transferência da central telefônica 193 de Canoinhas para Lages.

“A nossa principal preocupação é o tempo resposta entre o chamado e o atendimento tendo em vista a distância da central e o local da ocorrência. Segundo o comandante, a eficiência não será afetada”, afirma Zenilda.

Marzarotto justificou que a centralização das atuais quatro centrais para uma única Central Regional em Lages é vista como uma oportunidade de modernizar operações, cortar custos e aumentar a eficiência.

Após o recebimento de um chamado, a viatura mais próxima será acionada remotamente, garantindo que as informações necessárias ao atendimento estejam sempre disponíveis para as equipes, de acordo com os Bombeiros.
Marzarotto apresentou à prefeita os pontos positivos da regionalização. Entre eles, melhorias estruturais e tecnológicas incluindo a cobertura do sinal de rádio e a garantia do funcionamento das centrais mesmo durante interrupções de energia.
Com a redução de aproximadamente 30% no número de atendentes, este efetivo remanescente será direcionado para atividades operacionais.
O quartel continuará funcionando em Canoinhas, mas haverá uma única central de emergência em Lages. Os atendimentos continuam a ser realizados pelas equipes locais, mantendo o vínculo com a comunidade.