
Estabelecimentos participantes do Riomafra à Mesa passam por consultorias para desenvolvimento dos pratos inéditos

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
Os preparativos para o Circuito Gastronômico Riomafra à Mesa 2025, que acontece de 6 a 28 de setembro, entraram em uma nova fase. Os restaurantes participantes estão passando por consultorias presenciais com um chef e consultor gastronômico, que orienta a criação dos pratos inéditos que irão compor o roteiro gastronômico do evento. Todos os menus elaborados precisam conter ingredientes de produção local ou possuir Indicação Geográfica no território catarinense. Experiências gastronômicas serão reveladas ao público no próximo mês, via rede sociais.
As consultorias estão sendo realizadas na cozinha do CRAS Central, em horários agendados para cada estabelecimento. Durante os encontros, chefs e cozinheiros recebem orientações técnicas e sugestões de aprimoramento, alinhando sabor, identidade cultural e ingredientes regionais. O objetivo é que os menus revelem a identidade única dos municípios participantes, utilizando-se não só dos produtos locais e regionais, mas de saberes passados de geração em geração, como técnicas culinárias e combinações de ingredientes.
“Nosso objetivo é potencializar o que cada estabelecimento já faz de melhor, conectando técnicas da gastronomia profissional com os ingredientes que fazem parte da história local. Cada prato está sendo pensado para valorizar sabores da região, respeitando as tradições e provocando novas experiências no paladar de quem vai participar do circuito”, afirma a consultora do Sebrae, Tamara Legarrea.
A edição 2025 contará com a participação de 11 estabelecimentos — sendo nove de Mafra e dois de Rio Negro — e traz como novidade justamente a inclusão da cidade paranaense no circuito. Juntas, as duas cidades prometem uma imersão nos sabores típicos da região. O roteiro incluirá cafeterias, confeitarias, hamburguerias, pizzarias, restaurantes com buffet, à la carte e petiscarias, todos com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, que acontece de 6 a 28 de setembro.
Mafra tem como participantes os estabelecimentos: Bela’s Burger, Kuchenhaus, Pesqueiro Hennig, Restaurante Alamos, Restaurante Céu e Sabor, Restaurante Susin, Restaurante Vitorino, Rotelle Massas Rápidas e Zaz Pizzas e Massas Finas; enquanto os estabelecimentos de Rio Negro são: Dupla Gula Pizzas e Sorvetes e Empório da Mama.
“Participar do Riomafra à Mesa tem sido uma experiência enriquecedora para os estabelecimentos. A consultoria abre novas possibilidades criativas, sempre com foco na valorização da identidade local. “, revela o responsável de um dos estabelecimentos participantes do circuito.
Realizado pelas Prefeituras de Mafra e Rio Negro, o circuito gastronômico tem apoio técnico do Sebrae e conta com a participação voluntária dos empreendedores locais, que têm contribuído ativamente na construção do projeto desde sua concepção.
Saiba mais sobre o evento nas redes sociais: @riomafraamesa.
Deixe seu comentário