Major Vieira recebe missão de reconhecimento da Rota Encantos do Planalto Norte

Por Ascom

Divulgação

No dia 9 de setembro, Major Vieira foi palco da Missão de Reconhecimento – Caderno de Viagem da Rota Encantos do Planalto Norte, iniciativa que busca fortalecer o turismo regional por meio de experiências autênticas em empreendimentos locais.


A primeira parada aconteceu No Piá do Tordo – A Banca, empreendimento que oferece pães, biscoitos e produtos artesanais preparados com tradição e carinho. O local conquistou os visitantes não apenas pelos sabores, mas também pelo ambiente acolhedor e pela valorização da cultura rural.

Na sequência a visita foi no Salto Canoinhas – Turismo de Experiência, onde os participantes puderam conhecer as trilhas, a vegetação nativa e contemplar as imponentes cascatas que tornam o espaço um refúgio de tranquilidade e lazer.

A ação reforça o potencial de Major Vieira como destino turístico que une natureza, gastronomia e hospitalidade, fortalecendo a Rota Encantos do Planalto Norte como referência em turismo de experiência.

Acompanhe a seguir um pouco da História do Piá do Tordo.

Como surgiu a ideia do empreendimento?

Após fazer uma análise de mercado, onde buscávamos oportunidades de negócio que não tinham na cidade, e que tinham potencial de desenvolvimento, e avaliando alguns nichos de mercado que até tinham na cidade mas que apresentavam oportunidades de melhoria.

Pq do Nome?

O nome vem da união do apelido de infância “PIÁ ” e da forma como o pessoal pronunciam o nome da localidade onde eu nasci….TORDO , fazendo referência ao nome correto , TOLDO DE CIMA….

Quem trabalha?

Atualmente é negócio familiar , onde eu e minha esposa Ariane trabalhamos de forma direta na loja.

Dando suporte em atividades gerais e de rotina, casa, loja e padaria contamos com uma funcionária, ROSE que trabalha mensalmente.

Esporadicamente e em eventos especiais contamos com a ajuda de minha mãe Marilda e minha Irmã Larine.

De onde vem os produtos?

Trabalhamos com produtos de fabricação própria, panificação artesanal, mantendo a tradição assamos todos na Fornalha a Lenha.

Além, trabalhamos com produtos regionais fabricados na cidade e cidades vizinhas e na linha do Granel, Castanhas, sementes e Chás Medicinais são originários de várias partes do Brasil e alguns importados de outros países.

Quais as dificuldades enfrentadas no começo e as de agora?

No início, dentre as principais dificuldades destacamos:

– Curva de aprendizado da vasta diversidade de produtos.

– Logística de produtos e estoques ( como era novo negócio principalmente na área de produtos naturais),

– Prospecção de clientes, principalmente do interior do município.

Hoje, uma das principais dificuldades é a mudança rápida e frequênte na forma de consumo, aumento frequentes de preços de compras, impostos.

O que projeta pro futuro através do projeto Turístico?

Ampliação do portfólio de produtos, principalmente dos produtos regionais.

Melhora da infraestrutura da loja e nos proximos meses estaremos entrando em um novo nicho de mercado que complementa o negócio atual.

Qual a importância do poder Público na sua visão como empreendedor?

O poder público é indispensável para o crescimento de qualquer empresa e em qualquer segmento. Claro que com políticas públicas que também vão de encontro aos interesses do empreendedor, fornecendo infraestrutura adequada e fomentando o crescimento econômico da cidade e região, geração de empregos e progresso social.