Mafra sedia Seminário de Urgência e Emergência com participação de 26 municípios

Por Ascom

Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, o Auditório da Fundação João XXIII recebeu cerca de 200 profissionais da área da saúde para o Seminário de Urgência e Emergência, reunindo representantes de 26 municípios da macrorregião Norte/Nordeste de Santa Catarina e do Paraná. Participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, acadêmicos da Universidade do Contestado (UNC) e equipes de gestão administrativa. O evento foi organizado pela UPA Mafra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, AmplaNorte, CIR e o Núcleo de Educação em Urgência (SAMU).

Suporte à vida
O prefeito Emerson Maas destacou a importância da troca de experiências entre os profissionais que atuam na linha de frente. “Quando você recebe um paciente infartado ou vítima de acidente, muitas vezes não tem histórico médico ou exames à disposição, mas precisa tomar decisões rápidas. Esse é o grande desafio da urgência e emergência. É para fortalecer esse enfrentamento que realizamos o seminário, promovendo o compartilhamento de vivências entre os municípios. Parabenizo todos os profissionais que estão na ponta, cuidando do bem mais precioso que temos: a vida”, afirmou.

O secretário municipal de saúde, Plínio Saldanha, reforçou o papel do seminário na qualificação das equipes. “Esse encontro mostra a união dos municípios em busca de um objetivo comum: salvar vidas com cada vez mais eficiência. A capacitação constante é fundamental para que possamos oferecer um atendimento ágil, humanizado e resolutivo à população”, destacou. Assim como prefeito, o seu vice Carlos Nitz, destacou a importância do evento, com ênfase à temática “emergências clínicas”.
Já o gestor da UPA Mafra, Carlos Agusto de Oliveira, ressaltou a relevância de sediar o evento.“É uma honra para a UPA Mafra receber profissionais de tantas cidades. Aqui estamos construindo redes de conhecimento e fortalecendo protocolos que vão impactar diretamente no dia a dia do atendimento de urgência e emergência em toda a região”, disse.
Representando o presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcos Witt, o vereador João Celso Cardoso enalteceu a iniciativa. “A Câmara de Vereadores reconhece e valoriza esse esforço coletivo. Investir em capacitação dos profissionais da saúde é investir em qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.

Mais conhecimento
O seminário reforçou a integração regional entre os serviços de saúde e fortaleceu o compromisso dos municípios em aprimorar o atendimento em situações críticas, garantindo mais segurança e qualidade no cuidado à população. Dentre os temas abordados durante o vento, constam: Condutas frente às síndromes neurológicas; Suporte básico e avançado de vida adulto; Suporte básico de vida pediátrico; Manejo inicial das síndromes coronarianas agudas; Parto emergencial.