Monte Castelo empossa conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural e do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Ascom

Divulgação

Na noite do dia 16 de setembro, o auditório da Escola Edson Nagano recebeu a cerimônia de posse dos membros de dois importantes órgãos colegiados: o Conselho Municipal de Política Cultural e o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento contou com a presença de autoridades locais que ressaltaram a relevância dos conselhos para a construção de políticas públicas sólidas e participativas. A solenidade também teve a apresentação cultural da Fanfarra Municipal Ecos do Contestado e a palestra da doutora e professora Maria Luiza Milani, com o tema “Controle social: atribuições e a relevância dos conselhos municipais para a operacionalização das políticas públicas”.

O Conselho Municipal de Política Cultural, inédito em Monte Castelo, foi instituído a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Cultura e da recém-criada Lei Municipal de Cultura. Sua missão é fortalecer e democratizar as políticas culturais no município, assegurando a participação social na definição de ações e garantindo o direito constitucional de acesso à cultura.

Segundo o diretor de Cultura, Professor Erick Alves da Cruz, a criação deste conselho é um marco para o município: “Com o conselho agora instituído, podemos criar condições para democratizar o acesso à cultura, direito esse previsto na Constituição de 1988. Conhecer, reconhecer e fortalecer a cultura local é um dos passos para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”.

Já o Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa tem como função assegurar que as políticas públicas voltadas à terceira idade sejam efetivas, protetivas e promotoras de qualidade de vida, fortalecendo a cidadania e a dignidade dos idosos monte-castelenses.

A Prefeitura de Monte Castelo parabeniza os conselheiros empossados em ambos os colegiados e deseja sucesso nesta caminhada de fortalecimento da cultura, da cidadania e da garantia de direitos da população idosa.