Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos reúne 16 escolas municipais e destaca projetos empreendedores

Por Ascom

Divulgação

A Escola Municipal de Educação Básica Mário de Oliveira Goeldner foi a grande vencedora do prêmio “Projeto Destaque JEPP”, com o trabalho “Verde na Escola” – alface hidropônica, desenvolvido com alunos do 9º ano. O segundo lugar ficou com a Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, com projeto de “Cunicultura” e o terceiro lugar com a EMEB Avencal São Sebastião com “Mundo dos Doces”.

Os projetos foram apresentados à comunidade na manhã de da última sexta-feira, dia 03, durante a quinta edição da Feira Municipal Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, no Ginásio de Esportes Wilson Buch e contou com a participação de 16 escolasmunicipais, estaduais que juntas apresentaram projetos inovadores. Na ocasião os alunos apresentaram e comercializaram o resultado dos produtos criados durante o ano de Jovens empreendedores, quando aprenderam todas as fases de uma produção, desde a escolha da matéria prima, até os cálculos para venda final, passando pelo processo de produção e comercialização.

Vitrine de empreendedores

Foram criados brinquedos ecológicos, artesanatos com produtos recicláveis, doces, bolos e pães, sucos, produts da agricultura como alfaces hidropônicas, temperinho, bijouterias, e muitos outros produtos. Os alunos inovaram ainda na apresentação e na divulgação dos seus negócios, criando campanhas promocionais, com sorteios de brindes, elaborando planilhas, utilizando QR code e pix nas vendas. Teve também demonstração de robótica e de cunicultura (criação de coelhos). Todos os projetos uniram o aprendizado sobre empreendedorismo a uma disciplina, como ciências, matemática, língua portuguesa, meio ambiente, entre outras.

Traçando o amanhã

O prefeito Emerson Maas destacou a importância da feira e parabenizou todos os envolvidos na organização — professores, diretores, alunos, equipe da Educação e a parceria do Sebrae. Ele lembrou que, desde o início de sua gestão, vem incentivando a cultura empreendedora no município. “Precisamos ensinar nossos alunos a desenvolverem um pensamento empreendedor, buscando soluções por meio de ações concretas”, afirmou. Para Maas, os estudantes que participaram da feira como pequenos empreendedores representam o futuro da economia local. “Tenho certeza de que serão os empresários de amanhã, fortalecendo a geração de emprego e renda e formando uma nova base econômica para a nossa região, estado e país”, concluiu.

O vice-prefeito Carlos Nitz, declarou que os alunos estão tendo oportunidade de se transformarem em empreendedores desde cedo e destacou “a emoção o orgulho em ver e ouvir todos os alunos cantando o hino do município”, nesta feira que reúne os futuros profissionais e talentos do Estado.

Assim como o prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Mafra destacou a formação empreendedora trabalhada na escola e considerou a feira “um show dado pelos jovens empreendedores”.

A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Jamine Emmanuelle Henning destacou o empenho e dedicação dos alunos. “Nosso desejo é transformá-los em empreendedores para que possam contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade”. Jamine parabenizou ainda todos os servidores envolvidos para a realização do evento.

A Feira Municipal Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP foi uma realização da Prefeitura de Mafra por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, com apoio do SEBRAE-SC.

Resultados da V Feira Municipal Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

Geral – Fundamental II

1º Lugar – EMEB Mário de Oliveira Goeldner – projeto “Verde na Escola” – alface hidropônica;

2º Lugar – Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, projeto de “Cunicultura”;

3º Lugar – EMEB Avencal São Sebastião com projeto “Mundo dos Doces”.

Fundemantal I

1º Lugar – EMEB Mário de Oliveira Goeldner – projeto “Sabores e Cores”;

2º Lugar –EMEF São Lourenço – projeto “As poderosas tampinhas”;

3º Lugar – EMEB Avencal do Saltinho – projeto “Horta – Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato”.