-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
Chegou a hora de premiar aquelas que fazem da merenda das crianças, a hora mais esperada e gostosa do dia. Está chegando o dia do desafio “Empreendendo na Cozinha – Etapa V” que visa estimular a criatividade e inovação entre as merendeiras das unidades escolares municipais. O ponto alto do evento será a avaliação e premiação das receitas, agendado para o dia 26 de novembro de 2025, no auditório da Amplanorte, a partir das 18h30.
Degustação
No dia do desafio, as participantes, merendeiras da rede municipal (efetivas ou terceirizadas), terão seu prato, elaborado com receita exclusiva, oferecido aos jurados que farão a apreciação, degustação e avaliação do prato. As receitas, que podem ser doces ou salgadas, foram previamente analisadas por nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar para garantir a conformidade com a legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o uso de ingredientes permitidos. Os jurados avaliarão cada preparação com base nos seguintes quesitos: aparência, originalidade, sabor e possibilidade de aplicação nas unidades escolares.
Desafio
As merendeiras foram desafiadas a utilizar ingredientes já presentes na merenda escolar e a dar ênfase à utilização integral dos alimentos, incluindo partes não convencionais como cascas, talos, folhas e sementes, para aumentar a variedade de nutrientes. As três receitas que obtiverem a melhor pontuação serão selecionadas e premiadas. Os pratos vencedores têm ainda a chance de serem inseridos no cardápio da alimentação escolar do município, de acordo com a viabilidade da preparação e a modalidade de ensino.
O concurso, que já comemora sua quinta edição, é uma iniciativa da Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Deixe seu comentário